CâmerasExclusivo

Novos lançamentos de câmeras para breve

É interessante ver a quantidade de rumores confirmados ou não de novos lançamentos de câmeras para 2020. Apesar da falta de informação alguns desses lançamentos já são dados como certos.

Em primeiro lugar, a nova Fujifilm X-T4 será anunciada oficialmente no dia 26 de fevereiro. A data escolhida é estrategicamente próxima da abertura da feira japonesa de materiais fotográficos CP+ 2020.

E segundo o site Fujirumors.com, a sucessora da X-T3 terá como principal novidade a inclusão de estabilização de imagem no corpo da câmera (IBIS). Eles também acreditam que a câmera estará no mercado já em março.

lançamentos de câmeras
Possível design da Fujifilm X-T4 com grip acoplado

Além disso acredita-se que a X-T4 virá com uma nova bateria, um visor eletrônico mais sofisticado e recursos de vídeo para talvez gravar filmes em 6K/60p. Será?

Outros lançamentos de câmeras

Outro rumor importante é o de que a Sigma, conhecida fabricante de lentes japonesa, irá lançar uma nova câmera Full Frame também no final do mês.

É bom lembrar que a empresa lançou recentemente a Sigma fp, uma minúscula câmera mirrorless Full Frame com filtro Bayer tradicional e montagem de lentes Leica L.

Sigma
Sigma FP com objetiva Leica M adaptada

Agora a empresa parece que vai lançar uma outra câmera Full Frame de montagem L utilizando seu conhecido (e polêmico) sensor Foveon. A resolução da câmera deve ser de 60 megapixels. Essa câmera provavelmente produziria arquivos de alta resolução incrivelmente nítidos, característica típica dos sensores Foveon da Sigma. Mas talvez tenha um baixo desempenho em sensibilidades ISO mais altas, problema também típico deste tipo de sensor.

De qualquer maneira é bom lembrar que a Sigma sempre produziu câmeras para um nicho muito específico. E que também serviam como campo de testes para a suas objetivas, que são o produto principal da empresa.

E a Canon?

Como não podia deixar de ser a Canon, a marca mais conhecida de câmeras e lentes, também está na mira dos rumores sobre novos lançamentos.

Em primeiro lugar, parece que a Canon vai lançar uma nova câmera DSLR da linha de entrada, a EOS Rebel T8i. Segundo os rumores a câmera terá sensor APS-C de 24.1 Megapixels, processador DIGIC 8, 45 pontos de AF cross-type, disparo máximo de 7 fps (quadros por segundo), gravação de vídeo em 4K/30P, tela traseira touch e articulada com 3″ polegadas e 1.04 milhões de pixel, dimensões de 131.0 x 102.6 x 76.2mm e peso de 515 gramas.

lançamentos de câmeras
Imagem da provável Rebel T8i, aqui com o logo Kiss para o mercado asiático

Segundo as imagens da nova EOS Rebel T8i tem praticamente o mesmo design mas recursos melhores que sua predecessora T7i lançada em 2017. Provavelmente essa câmera também será lançada em breve.

Mais da Canon por aí…

Um outro rumor, talvez mais distante, comenta que a Canon já está desenvolvendo uma nova câmera Mirrorless Full Frame da linha R. Essa nova câmera digital deve vir equipada com um sensor de alta resolução.

Segundo o site Canon Rumors, um informante disse que 4 novas câmeras Full Frame da Canon seriam lançadas em 2020. Já se sabe sobre um próximo lançamento de uma Canon EOS R5 de 45 Megapixels. E em seguida, segundo o site, deverá ser lançada uma Canon EOS R6 de 20 Megapixels em meados do ano.

lançamentos de câmeras
Provável configuração da Canon EOS R5

Como o mercado espera ainda para esse ano a substituição das atuais DSLRs EOS 5DS e EOS 5DS R em um único modelo, sobra um lançamento.

Como há no mercado uma nova luta por mais e mais Megapixels, pode ser que haja espaço para uma mirrorless Canon EOS R de 60, 70, ou até mesmo 100 Megapixels! O Canon Rumors aposta numa “Canon EOS R3″…

Eu confesso que acho a terminologia das câmeras da Canon bem confusa, sem contar que a linha Rebel tem três nomes distintos dependendo do mercado (Rebel, XXXD e Kiss). Então nem vou apostar qual será o nome das novas câmeras, hehehe.

E sobre as outras marcas?

Nesse início de ano já aconteceram muitos lançamentos. Esse foi o caso da Nikon com a nova D780. Além disso o mercado está em queda, como alguns relatórios de mercado tem mostrado.

Nikon D780
O design da D780 é bem característico da linha DSLR da Nikon

E não podemos esquecer da epidemia do Vírus Corona, que já está afetando a cadeia de comércio de eletrônicos e outros manufaturados mundo afora. Se os bloqueios sanitários durarem muito tempo na China algumas empresas como a Sony (que já está em alerta) não vão ter insumos ou mesmo equipamentos inteiros para vender.

Bem, o jeito é rezar e torcer para tudo dar certo para todo mundo…

One thought on “Novos lançamentos de câmeras para breve

Deixe uma resposta