Câmeras

Conheça a fábrica de lentes da Sigma no Japão

Que a Sigma é uma famosa marca japonesa de lentes intercambiáveis para câmeras fotográficas todo fotógrafo sabe. Se não sabe, deveria conhecer!

É por isso que achei um vídeo publicado no canal cinema5D muito interessante. Nele o cineasta Johnnie Behiri visita a fábrica de lentes da Sigma que fica perto do Monte Bandai em Fukushima.

Essa fábrica, especializada nas lentes da série Art e Cinema Zoom, é surpreendente pela pouca automatização da produção. Muito do trabalho é feito em máquinas antigas e totalmente manuais.

Placa da estação de trem de Bandaimachi em Fukushima

 

Behirir entrevista o CEO Kazuto Yamaki, atual presidente da companhia e filho do fundador da Sigma, que ainda é uma empresa familiar. Apesar de fabricar lentes de alta tecnologia e qualidade, as vezes superiores as produzidas por empresas como Canon e Nikon, a Sigma é tão familiar que a maior parte dos empregados conhece o presidente diretamente. O caso mais interessante é o de um dos empregados que trabalha na empresa há 45 anos e conhece o presidente desde que ele era criança.



Outro detalhe que chama a atenção é que o pai de Kazuto Yamaki, o fundador Michihiro Yamaki começou a tradição de ter o equipamento industrial na fábrica pintado de um azul brilhante para que seus funcionários tivessem um ambiente alegre para trabalhar. Ah se fosse por aqui…

Operária da fabrica de lentes da Sigma no Japão

 

Container com lentes da série Cinema Zoom prontas para serem despachadas

No Brasil os equipamentos da Sigma já foram bem conhecidos, mas depois que ela começou a fabricar lentes caras e sofisticadas seu mercado por aqui diminuiu, ao ponto de não termos mais representação oficial da empresa no país. Eu mesmo sou do tempo que a Telefoto Zoom mais barata do mercado era a Sigma 70-300mm F4-5.6 Dg Macro. Aliás, ela ainda é, mas não representa mais o tipo de produto pelo qual a Sigma quer ser lembrada.



O vídeo tem apenas 7:00 minutos e mostra também um pouco da viagem de Tóquio até Bandaimachi no “Trem Bala”. Se eu falasse Japonês já estaria lá, hehehe.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Conheça a fábrica de lentes da Sigma no Japão

Fechado para comentários.