Câmeras

Canon lança duas novas câmeras compactas

A Canon acabou de lançar duas novas câmeras compactas avançadas, anunciando a PowerShot G5 X Mark II e a PowerShot G7 X III.

Na realidade as câmeras são bastante parecidas, se destacando por algumas características específicas. Vamos ver no que elas se destacam?

Sobre a G5 X Mark II

câmeras compactas

Tudo mudou nessa versão atualizada da G5 X lançada há cerca de quatro anos. A Mark II tem agora um sensor de 20 Megapixels com dimensão de 1″ polegada. Esse sensor, antes exclusivo da Sony, é gerido agora pelo processador de imagem Digic 8, último modelo da Canon.

A nova lente zoom é uma das mais sofisticadas já produzidas para câmeras compactas, com um alcance focal equivalente de 24-120mm e abertura máxima de F1.8-2.8. Um controle giratório programável envolve o conjunto da objetiva, dando aquela sensação “vintage” nos ajuste da câmera. É um recurso muito bom, apesar de não ser muito silencioso. Funciona por “cliques”…

Outro recurso importante é o visor eletrônico do tipo “pop-up”. Ele resolve o problema dos usuários que gostam de uma experiência mais tradicional de composição. Ao usar o visor, os pontos de focalização podem ser selecionados através da tela traseira sensível ao toque, que também gira sobre seu eixo.

Corte da nova objetiva da Canon PowerShot G5 X Mark II

A velocidade de disparo máximo da câmera é de 30 quadros por segundo, comparável as câmeras compactas da Sony. Com Auto Foco contínuo a velocidade cai para 8 quadros por segundo, o que ainda é muito bom. A captura de vídeo em 4K / 30p usa toda a área do sensor (não tem crop).

A capacidade da bateria é de 230 disparos por carga usando o LCD e 180 disparos com o EVF. Achei esse dado estranho, dado que as telas traseiras consomem muita energia e reduzem a autonomia da bateria. Será?

A G5 X Mark II tem a maior sensibilidade ISO da linha PowerShot da Canon. O ISO máximo chega a 12.800, o que é bastante para um sensor de 1″ polegada.

A câmera deverá estar disponível no mercado internacional em Agosto, pelo preço base de US$ 899,00 dólares. O preço é alto mas é bom lembrar que esta é uma câmera compacta da categoria avançada…

Sobre a G7 X Mark III

A PowerShot G7 X Mark III tem em comum com a nova G5 X muitas características. No entanto ela conta com uma função única em sua classe: transmissão de streaming de vídeo ao vivo!

Vejamos primeiro as características em comum com a G5 X…

A câmera conta com uma objetiva equivalente a 24-100mm F1.8-2.8, um pouco diferente da objetiva da nova G5 X Mark II. O sensor e o processador são os mesmo da outra câmera. Apesar das semelhanças, a G7 X Mark III tem um design um pouco mais leve e botões dedicados para que gosta de gravar vídeos. Ela também não conta com Visor Eletrônico EVF.

Nova PowerShot G7 X Mark III

A G7 X Mark III foi pensada pela Canon para ser uma câmera de “vlogging”, ou seja, voltada para produção de vídeos para o Youtube. Aliás, a câmera pode transmitir vídeos ao vivo para essa plataforma através de WiFi, coisa até agora só encontrada em smartphones. A G7 X Mark III é tão “videocêntrica” que tem até um conector para microfone externo.

A Canon Powershot G7 X Mark III também estará disponível em Agosto pelo preço de US$ 749.99 dólares. É um pouco mais barata que a G5 X Mark II.

O que pensar dessas câmeras compactas?

As duas novas câmeras compactas avançadas da Canon são voltadas para públicos diferentes.

Se você gosta de fotografia convencional a PowerShot G5 X Mark II é um dos equipamentos mais sofisticados do mercado. Rivalizando com as câmeras compactas da Sony, acaba ocupando o mesmo nicho de preço.

Câmera compacta
PowerShot G5 X Mark II

Resta saber se a qualidade de imagem produzida pelo novo sensor e pela nova objetiva vai satisfazer o mais exigente dos fotógrafos amadores.

Já a PowerShot G7 X III é uma tentativa da Canon oferecer uma alternativa a quem precisa postar vídeos na Internet e que não gosta da pouca flexibilidade das objetivas dos smartphones. É uma opção de qualidade óptica também para quem não quer ou não pode utilizar câmeras maiores, como as DSLRs, em suas produções.

PowerShot G7 X Mark III pronta para o trabalho com vídeo

É bom lembrar também que a G7 X III é muito competente também como câmera fotográfica convencional, desde que o visor eletrônico não seja uma necessidade. A qualidade de imagem fotográfica deve ser equivalente a da PowerShot G5 X Mark II.

Resumindo, quer um câmera compacta avançada para fotografias “still”? Fique com a PowerShot G5 X Mark II.

Quer uma câmera compacta para vídeo e para substituir seu smartphone? Fique com a PowerShot G7 X Mark III.

E se você quer ver mais dos novos lançamentos, dê uma olhada nos vídeos promocionais (em japonês) da G5 X Mark II e da G7 X Mark III.

Deixe uma resposta