Inspire-se

Um livro que ensina a posar para fotos

Se posar para fotos ou dirigir modelos fotográficos é um problema para você é bom saber que existe um livro que pretende ser um tratado sobre o assunto.

Lançado em 2014, o livro “Study of Pose: 1,000 Poses by Coco Rocha” tenta explorar todas as possibilidades de poses que uma modelo pode oferecer a um fotógrafo.

posar para fotos
O livro Study of Poses sendo folheado

Na realidade quem vê o livro pela primeira vez pensa que o trabalho é um desses enormes livros de arte feitos para serem deixados sobre a mesinha de café (alguém aí tem uma?) mostrando assim a cultura do dono da casa.

Esse tipo de “coffee table book” é muito comum no meio editorial e na área fotográfica. Fica difícil saber a diferença entre um livro instrucional e outro recreativo.

Como posar para fotos

O livro é de coautoria do fotógrafo Steven Sebring e da modelo Coco Rocha. Sebring é muito conhecido, tendo fotografado para revistas como Vogue e Vanity Fair. Também ganhou um prêmio de Excelência em Cinematografia pelo documentário “Patti Smith: Dream of Life” no Sundance Festival.

Já a modelo Canadense Coco Rocha é famosa internacionalmente. Com esse nome pensei até que fosse brasileira mas ela tem raízes Irlandesas e Ucranianas. Seu rosto é muito conhecido e seu nome faz parte até de uma letra do cantor Kanye West.

O trabalho consiste de 1000 poses de Coco Rocha fotografadas por Steven Sebring explorando as possibilidades de expressão e movimento sobre um fundo neutro em fotos em preto e branco. É um verdadeiro tratado sobre como posar para fotos.

posar para fotos
O livro é bem grande e pesado. Será que sua mesinha de café aguenta?

Não há instruções ou maiores informações sobre como as poses foram elaboradas. É um livro absolutamente visual.

Opiniões a respeito do livro

Em um recente artigo sobre o livro para o site fstoppers, o fotógrafo Robert Baggs disse que “As poses são maciçamente variadas. Algumas são destinados a editoriais de moda, algumas parecem destinados ao Fine Art, e outros parecem destinados ao contorcionismo ou a instrutores de Ioga. Há algumas poses que me fariam chamar uma ambulância para o modelo e depois procurar um exorcista. As poses são inegavelmente criativas e funcionando como uma ode à natureza maleável da forma humana. Como você pode imaginar algumas poses são semelhantes entre si e um pouco aparentadas… Na maior parte, se não for diretamente útil, o livro e inspirador.”

Eu particularmente acho que, por incrível que pareça, a maioria dos fotógrafos precisa saber que existe um livro como este. Poucos tem autonomia visual (ou formal, como queira) para desenvolver seus próprios projetos observando a expressão e anatomia humana. É por isso que grande parte dos cursos de Artes Visuais tem aulas de desenho de modelo vivo em seus currículos. Eu mesmo tive, apesar de morrer de vergonha de ficar encarando as modelos nuas, hehehe.

E então, ficou curioso sobre esse trabalho? E não se esqueça também de ver os artigos que publiquei sobre como fotografar modelos fotográficos.

Bem, o livro Study of Pose custa cerca de US$ 40,00 dólares na Amazon.com americana. Isso não é exatamente caro para um livro desse tipo e tamanho. O trabalho também pode ser encontrado em forma de aplicativo para iPads e Iphones por cerca de US$20,00 dólares na loja oficial da Apple.

Você também pode ver as poses através de um vídeo de 2:00 minutos do canal Parka Blogs que mostra um boa parte do livro sendo folheado. Dá até para estudas as poses parando o vídeo de pouco em pouco. Aproveite!

One thought on “Um livro que ensina a posar para fotos

Deixe uma resposta