Câmeras

Conheça a nova câmera mirrorless Fujifilm X-T3

A Fujifilm X-T3 acabou de ser lançada e já causa comoção. A nova câmera digital Mirrorless da Fuji vem para substituir a já famosa X-T2, e mantém o mesmo design e a tecnologia X-Trans no novo sensor de 26.1 Megapixels.

A câmera continua a manter o mesmo “look retrô” de toda a linha X da Fujifilm, mas não se engane: a X-T3 carrega em seu projeto vários avanços.

O novo Sensor BSI X-Trans CMOS 4 de 26 Megapixels, com formato APS-C, permite gravar até 30 quadro por segundo em modo “Crop”, além de filmar vídeo em 4K a 60p.

O novo processador de imagem X-Processor 4 é cerca de três vezes mais rápido que o chip utilizado nos outros modelos atuais da série X, o que é uma garantia de funcionamento rápido para a X-T3.

Fujifilm X-T3
Nova Fujifilm em acabamento preto e prata, junto com objetivas da marca

A sensibilidade ISO mínima baixou de ISO 200 na X-T2 para 160. É bom também não esquecer que todos os famosos modos de simulação de filme da Fujifilm estão embarcados na nova câmera, incluindo os filmes Acros, Classic Chrome e Eterna.

O LCD traseiro e o visor eletrônico (EVF) foram reprojetados. A tela traseira agora é do tipo Touchscreen, mantendo a articulação. O visor teve um aumento de resolução para 3.69 milhões de pontos, além de ganhar tacha de atualização  de 100 quadros por segundo em modo “boost”. Esse detalhe dá a garantia de que você não vai perder nenhum acontecimento de uma cena, equiparando-se de certa maneira a instantaneidade um visor reflex convencional.

Fujifilm X-T3
Vista traseira da Fujifilm X-T3

Foco Automático reformulado

E para quem reclamava que o sistema de autofoco da Fujifilm não era muito confiável, houve uma grande melhoria em relação aos modelos anteriores da série X. O sistema AF conta agora com 2,1 milhões de pixels de detecção de fase, fornecendo quase 100% de cobertura do campo da imagem.

O novo sistema é 1,5x mais rápido que o da anterior X-T2 e agora é capaz de focar em níveis de luz tão baixos quanto -3EV.

A detecção de rosto e olhos, sempre uma função importante, foi melhorada sendo que agora é disponível também no modo AF-C (Auto Foco Continuo).

É bom lembrar que numa câmera Mirrorless é sempre importante as função de auxílio de foco manual por “Focus peaking” ou pela tela zebrada, mas a Fujifilm se superou dessa vez. A empresa adicionou na X-T3 um sistema auxiliar de foco manual chamado “Digital Microprism”, que simula o visor de uma SLR analógica clássica.

Ai, que saudades do foco manual da minha Olympus OM10…

Fujifilm X-T3

 

Sobre a Fujifilm X-T3

Resumindo, as características da nova Fujifilm X-T3 são:

  • Tamanho do Sensor: formato APS-C;
  • Tipo do sensor: BSI X-Trans CMOS 4;
  • Resolução: de 26 Megapixels;
  • Sensibilidade ISO: 160 a 12800 ou 80 a 51200 expandido;
  • Tamanho da imagem: 6240 x 4160 Pixels;
  • Auto Foco: híbrido com 425 pontos;
  • Rastreamento AF: aprimorado com detecção de rosto e olhos;
  • Velocidade máxima do obturador:  1/8000 segundos (mecânico) e 1/32000 segundos (eletrônico);
  • Velocidade de disparo: 20 fps (quadros por segundo) com obturador eletrônico, 11 fps com obturador mecânico e 30 fps no modo “Sports Finder” com 1.25x de corte;
  • Visor eletrônico: EFV com 3.69 milhões de pontos;
  • Tela traseira: LCD touchscreen inclinável em dois eixos com 1.040.000 de pontos;
  • Captura de vídeo: 4K a 30p, 4K a 60p em modo “crop” e interna em 10 bit 4:2:0 H.265 ou 4:2:2 por4 HDMI;
  • Armazenamento: dois slots para cartão SD UHS-II;
  • Conectividade: 802.11b/g/n e Bluetooth 4.2 LE;
  • USB: USB 3.1 Gen 1 (5 GBit/seg) com conector tipo USB-C e suporte a carregamento de bateria;
  • Bateria: NP-W126S com autonomia para 390 disparos (CIPA);
  • Entradas e saídas: uma para microfone e outra para fone de ouvido.

 

Foco no vídeo

Segundo alguns comentaristas a grande novidade da X-T3 foi a mudança de foco da Fujifilm em relação a função de gravação de vídeo na nova câmera. A prioridade da LInha X sempre foi a fotografia estática, sendo que a capacidade de gravação de vídeo só melhorou mesmo com o lançamento da X-T2.

Fujifilm X-T3

Agora a empresa japonesa parece ter mudado o foco. A X-T3 não só captura vídeo em 4K a 60p DCI ou UHD como também produz saída 10-bit 4:2:2 (para ser usada num gravador externo) ou captura 10-bit 4:2:0 (usada internamente com o codec H.265). O sensor tem agora uma taxa de varredura suficiente para reduzir o efeito “rolling shutter”, e novos algoritmos de redução de ruído de vídeo foram implementados, ou seja, é uma performance de vídeo profissional.

 

Primeiras impressões

Eu particularmente gosto muito do design das Fujfilms X-Ts. São câmera pequenas mas com boa pegada, mesmo para quem tem as mãos grandes. Quando são acopladas a objetivas de maiores dimensões o equipamento impressiona, mas quando usamos uma lente compacta a câmera fica bem despretensiosa.

De qualquer maneira a Fujifilm trabalha para manter sua identidade e a qualidade da imagem é sempre surpreendente, principalmente nas imagens gravadas em JPG com os filtros de simulação de filmes analógicos da empresa.

Quanto ao sensor, tem gente que não gosta da cara “perfeita demais” da imagem que a tecnologia X-Trans produz, e é por isso que a Fujifilm dispões de alguns outros modelos com o tradicional filtro Bayer. Eu, por minha vez, gosto muito do resultado dos sensores X-Trans e confesso que foi por causa disso que aderi à marca alguns anos atrás.

Fujifilm X-T3
A nova Fujifilm X-T3 é uma câmera mirrorless bem compacta

As especificações da nova Fujifilm X-T3 mostram uma evolução muito grande em termos de capacidade, velocidade e vídeo quanto a a X-T1, primeira câmera Mirrorless com design similar a uma DSLR da marca. Em breve poderemos saber se ela se tornará páreo para a câmera preferida dos produtores de vídeo, a Panasonic GH5.

É bom lembrar também que a Fujifilm continua apostando que sua tecnologia X-Trans é equiparável, mesmo que com menores dimensões, a qualidade de imagem e alcance dinâmico dos sensores Fullframe.

Nesse momento em que outros fabricantes fazem vários lançamentos de câmeras Mirrorless com sensor Fullframe, o desenvolvimento da X-T3 mostra a confiança que a Fujifilm tem no seu sensor APS-C.

 

Disponibilidade

A Fujifilm X-T3 estará disponível no mercado internacional a partir de 20 de setembro por US$ 1.499,95 só o corpo. Já o kit com o uma lente XF 18-55mm custará US$ 1.899,95 dólares. Uma outra novidade é de que agora tanto a versão da câmera com acabamento preto quanto a de acabamento prata terão o mesmo preço.

A Fujifilm Brasil recentemente anunciou que estaria trazendo novamente a série X para venda em nosso país. Não sei se a crise ou a alta do dólar mudou os planos da empresa, mas sempre foi possível achar a X-T2 e alguns outros modelos dessa mesma linha no mercado oficial.

Vamos aguardar! Quem sabe até o fim do ano vejamos essa câmera sendo usada por aqui?

Por enquanto veja o vídeo do canal FujiGuys sobre o novo lançamento.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

6 thoughts on “Conheça a nova câmera mirrorless Fujifilm X-T3

Deixe uma resposta