Tutoriais

Fotografando paisagens com a Fujifilm X-T3

O canal Fuji Guys publicou um vídeo muito interessante sobre como configurar uma câmera Fujifilm X-T3 para fotografar paisagens.

Esse é um tipo de informação que sempre me interessa pois acho engraçado essa associação que existe entre fotografia de paisagens e lentes grande angulares. É que eu sou tão “esquisito” que prefiro usar teleobjetivas para selecionar os assuntos distantes nas paisagens do que abarcar todo o cenário com uma grande angular.

Fujifilm X-T3
Still do vídeo com Gord Webster e sua Fujfilm X-T3

De qualquer maneira o vídeo do canal Fuji Guys mostra o fotógrafo canadense Gord Webster em um curto passeio pelo Thetis Lake Park, na Columbia Britânica.

Lá ele mostra como usar uma câmera mirrorless Fujifilm X-T3 com uma lente Fujinon XF 16mm f/1.4 R WR.

Usando a Fujifilm X-T3

Alguns pontos interessantes do vídeo para quem não está acostumado a usar uma câmera desse tipo são:

  • O uso da simulação de cores do filme Fujifilm Velvia, que durante muitos anos foi o padrão para quem fotografava paisagens;
  • O controle de sombras e luzes na própria câmera para poder produzir um arquivo JPG praticamente pronto para ser compartilhado. Normalmente isso é feito no computador à partir de arquivos RAW;
  • A criação de imagens em HDR (High Dynamic Range) com programação na própria câmera, produzindo imagens melhores mesmo em situações de muito contraste;
  • O uso da linha de nível eletrônico na própria tela, facilitando o alinhamento e enquadramento da paisagem.
  • O uso do foco manual com amostra de desfoque em tempo real na própria tela da câmera.
Fujifilm X-T3
Tela de escolha de simulação de filmes da Fujifilm X-T3

Além disso Webster dá dicas sobre o uso de um tripé, e das formas de disparo mais eficientes para evitar tremores em longas exposições, como o uso do controle remoto por smartphone ou a função timer.

O vídeo é simples e rápido, tem apenas 5:00 minutos, e deve tirar muitas dúvidas de quem está interessando nesse tipo de fotografia com câmeras Mirrorless. Divirta-se!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta