Câmeras

Conhecendo a câmera Fujifilm X-T20

Muitas revistas e sites internacionais de fotografia tem dito que a Fujifilm X-T20 é a grande barganha do ano em termos de relação custo/benefício.

Sua irmã maior, a “topo-de linha” X-T2, custa quase $700,00 dólares a mais (apenas o corpo, sem lente) e apesar de ser uma câmera voltada mais para o público profissional apresenta o mesmo sensor, resolução e qualidade de imagem que a X-T20. É por isso que quando colocadas lado a lado o olhar do consumidor tende a ir da encontro da pequena notável da Fujifilm.

Nova Fujifilm X-t20

 

Vejamos os principais recursos da Fujifilm X-T20:

  • Sensor X-Trans CMOS III de 24MP
  • Até 325 pontos de Auto Foco selecionáveis (169 dos quais oferecem detecção de fase)
  • Visor eletrônico OLED de 2,36 milhões de pontos
  • LCD touchscreen de 3″ polegadas com 1,04M de pontos
  • Gravação de vídeo em 4K UHD de até 30 fps (quadros por segundo), com saída HDMI
  • 8 fps (quadros por segundo) de disparo contínuo com AF, 5 fps com visualização ao vivo (live view)
  • Conector de 2,5 mm para microfone externo ou controle remoto com fio
  • Botões em disco dedicados para compensação da exposição, velocidade do obturador e modo de acionamento

Como sua antecessora, a X-T10, a câmera é muito bonita e resistente, dizendo alguns que pode até mesmo sobreviver a uma queda em um piso de concreto. Eu não pretendo fazer esse teste mas é inegável que a linha X de câmeras da Fujifilm com seu “look retrô” é muito atraente.

 

Fujifilm X-t20 em relação ao tamanho das mãos

O único senão da câmera seria seu sistema de auto foco impreciso em condições de baixa iluminação e é por isso que o equipamento tem sido recomendado para fotógrafos que procuram uma câmera elegante com controles diretos, excelente qualidade de imagem e uma grande seleção de lentes e não para fotógrafos de ação e aqueles que exigem vídeo de 4K de alta qualidade.

 

Fujifilm X-t20

 

A Fujifilm X-T20 já está a venda nos mercados internacionais e no Brasil é encontrada com pouca disponibilidade e por um preço por volta dos R$5000,00 apenas o corpo.

Para facilitar um pouco nossa vida foi feito um vídeo de 2:00 minutos em parceria da Amazon.com com o site DPreview.com (que aliás faz parte do mesmo conglomerado) que mostra um guia rápido para conhecer a câmera.

Além disso veja estes outros vídeos sobre a Fujifilm X-t20

Para quem tem tempo: o “enorme” tutorial (1 hora e 35 minutos) no canal de Tony & Chelsea Northrup

Para quem quer ver um comparativo entre a X-T20 e a X-t2: vídeo de 11:21 min no canal de Maarten Heilbron

Obs.: Os vídeos estão em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.