Canon EOS R, a nova câmera Mirrorless Fullframe
A Canon anunciou enfim sua linha de equipamentos Mirrorless Fullframe. A linha começa com a câmera Canon EOS R e quatro lentes intercambiáveis para a nova Montagem R. Além disso três adaptadores diferentes foram lançados permitindo que praticamente todas as lentes anteriores da Canon possam ser utilizadas no novo sistema.
Segundo a Canon, a letra R da nova linha significa “Revolutionary”, ou revolucionária. Será mesmo?
A Canon EOS R é uma câmera Mirrorless (sem espelho como nas DSLR) com sensor CMOS Fullframe de 30,3 Megapixels. A sensibilidade ISO vai de 100 a 40000 mas é expansível de ISO 50 a 102400. O processador de imagem é o DIGIC 8 e a câmera usa um filtro Low Pass tradicional para evitar o efeito moiré na imagem. A câmera possui uma velocidade de disparo contínuo de 8 quadros por segundo em JPG, 47 em RAW e 78 no novo formato C-RAW (compacto RAW).
O obturador da câmera responde os comando em apenas 50 milissegundos, sendo que a EOS R tem tempo de inicialização (demora ao ligar) de 0,9 segundos.
O sistema de Auto Foco da nova Mirrorless Fullframe usa um máximo de 5.655 pontos AF através do sistema de detecção de fase do tipo “Dual Pixel CMOS AF” desenvolvido pela Canon. O Foco Automático funciona mesmo em baixos níveis de iluminação, graças à sua faixa de trabalho de EV -6 a 18 (mas a sensibilidade de EV -6 AF requer lentes f / 1.2). A EOS R possui um sistema de medição em tempo real de 384 zonas.
Uma Mirrorless Fullframe sofisticada
Segundo a Canon, o tempo de focalização de 0,05 segundos da EOS R ao usar a nova lente RF 24-105mm f/4L IS, é o mais rápido do mundo.
Os Fotógrafos Urbanos vão gostar da função de disparo silencioso da nova Mirrorless Fullframe, que faz com que o uso da câmera se torne mais discreto.
O visor é do tipo eletrônico, como em todas as câmeras Mirrorless, e é do tipo OLED com 3,69 milhões de pontos. A cobertura da cena é de aproximadamente 100% e tem uma ampliação de 0,71x. A cena também pode ser enquadrada pelo monitor LCD Touchscreen do tipo Vari-Angle (articulado) com 3,15″ polegadas e 2,1 milhões de pontos.
O painel traseiro conta também com o que a Canon chama de “Multi Function Bar”, um controle direcional customizável. Nele o usuário pode programar vários tipos de função que tenham mais relevância no seu modo de fotografar, como controle de ISO e Auto Focus.
Quanto a gravação de vídeo, coisa importante numa Mirrorless, a Canon EOS R filma em 4K a 30fps e 1080p (HD) a 60fps. A câmera conta com o sistema Canon Log de 12 pontos de faixa dinâmica, saída HDMI de 10bit 4:2:2, tempo máximo de gravação de 29 minutos e 59 segundos e conectores de microfone e fone de ouvido.
A nova montagem de lentes
A Canon explicou em seu vídeo de lançamento que a ideia da nova câmera surgiu da necessidade de criar uma nova montagem de lente, e não o contrário. Segundo a empresa a montagem R, por ter diâmetro maior e permitir uma menor distância entre o sensor e a lente, proporciona novas soluções de projeto óptico.
Sendo assim as novas lentes RF contariam com uma nitidez e controle de distorção inéditos no mercado tanto para câmeras DSLR quanto para Mirrorless Fullframe. É interessante que a Nikon fez a mesma coisa, mas centrando o projeto de suas novas lentes F-Z na melhor satisfação das necessidades da câmera, e não o contrário.
As lentes RF também contam com um terceiro anel de controle, além do anel de foco e o de Zoom (nas lentes desse tipo). Esse anel customizável permite que escolhas como as de troca de ISO ou de Equilíbrio de Brancos sejam feitas sem tirar a mão da lente.
De certa maneira essa novidade lembra um pouco a modificação que o botão iFunction fazia nas finadas lentes NX, da Samsung, ou até mesmo o funcionamento do anel de controle de abertura de algumas lentes FX da Fujifilm, que não é customizável.
A Canon lançou as seguintes lentes na montage R:
- Prime RF 35mm f/1.8 IS Macro STM (com estabilização de imagem);
- Prime RF 50mm f/1.2L USM;
- Zoom RF 24-105mm f/4L IS USM (com estabilização de imagem);
- Zoom RF 28-70mm f/2L USM;
Além disso lançou também 3 adaptadores de lente para suas montagens anteriores E-F e E-FS, os chamados EF-EOS R Mount Adapter.
O primeiro é um adaptador básico mas que conta com todos os contatos eletrônicos necessários para o funcionamento de Foco Automático e Abertura.
O segundo adaptador conta com uma anel de controle personalizável, simulando assim o novo controle giratório (um terceiro anel) presente nas novas lentes RF.
O terceiro adaptador é muito interessante pois, apesar de não contar com o anel de controle, tem um suporte para filtros de imagem do tipo “drop-in” (de enfiar).
Existirá até mesmo uma versão que virá com filtro ND variável. A solução de design encontrada para esse adaptador é inovadora e teremos que esperar as primeiras impressões dos usuários para saber se será bem aceita.
Entenda aqui como funciona um adaptador de lentes.
Primeiras impressões
No fundo a Canon EOS R parece uma versão Mirrorless Fullframe mais compacta da Canon 5D Mark IV, apesar de ter alguns poucos recursos mais avançados de vídeo. Na verdade não achei a EOS R um lançamento tão revolucionário assim. O design é bem tradicional e não tem o mesmo apelo visual das câmeras da Fujifilm ou da nova linha Z de câmeras Mirrorless Fulframe da Nikon.
Outro detalhe é que a nova linha R da Canon foi lançada com apenas uma câmera. Se a empresa seguir a estratégia que usou quanto à sua linha anterior de câmeras Mirrorless com sensores APS-C, podemos correr o risco de ver lançamentos anuais sem grande apelo ou diferenças tecnológicas radicais.
Eu preferia que a Canon fosse mais audaciosa na nova linha Mirrorless Fullframe, afinal a tal da Guerra das Mirrorless apenas começou e os competidores (fora a Sony que está bem estabelecida) estão com as garras a mostra.
A nova linha de câmeras e lentes estará disponível no mercado internacional em outubro de 2018 e deverá ser uma das sensações da próxima feira Photokina. O preço da câmera Canon EOS R será de cerca de US$ 2.299,00 apenas o corpo ou US$3.390,00 no kit com a lente 24-105mm. É um preço um pouco superior aos concorrentes mais baratos mas é menor do que as câmeras Mirrorless Fullframe “topo de linha” da Sony e Nikon.
Eu particularmente acho que, como a Canon tem representação (e até fabricação) de câmeras por aqui, não vai demorar para que a Canon EOS R seja vendida em nosso mercado oficial.
O que acontece normalmente é que as novas câmeras só chegam em nosso país depois que sua demanda já se normalizou nos principais mercados, como Japão, Europa e principalmente, Estados Unidos. Vamos esperar, e não se assustem com o “custo Brasil”, hehehe.
Sobre a Canon EOS R
Resumindo, vejamos as especificações da nova Canon EOS R:
- Tipo do Sensor: CMOS compatível com Dual Pixel CMOS AF;
- Dimensões do Sensor: Fullframe
- Proporção do sensor: 3:2 Horizontal e vertical;
- Filtro Low Pass: Sim;
- Resolução do Sensor: 30,3 Megapixels;
- Imagem máxima: 6720 x 4480 Pixels
- Formatos de imagem: JPEG, RAW (14 bits), C-RAW com suporte a RAW de dois pixels;
- Pontos de Auto Foco: Máximo de 5.655 pontos;
- Faixa de funcionamento AF: EV – 6 a 18 (23 ° C à temperatura ambiente · ISO 100 com lente F1.2);
- Sensibilidade ISO: 100 a 40000 (ISO estendido: 50, 51200, 102400);
- Velocidade do obturador: 1/8000 a 30 segundos, Bulb;
- Desempenho contínuo de disparo: até 8 Fps (quadros por segundo). Com AF servo máximo até 5 Fps;
- Vídeo: 4K 30p, FullHD 60p, HD 120p;
- Tempo máximo de filmagem: 30 minutos;
- Visor eletrônico: EVF Oled com fator de magnificação de 0,71 e cobertura de 100%;
- Visor de cristal líquido traseiro: 3″ polegadas com 2,1 milhões de pontos, do tipo Touchscreen articulável;
- Tipo de armazenamento: cartão SD/SDHC/SDXC;
- USB: 3.1;
- Conectividade: Wi-Fi e Bluetooth;
- GPS: Não ou através de smartphone usando Canon Connect App;
- Temperatura de trabalho: de 0 a 40 graus Celsius;
- Umidade de trabalho: 85% ou menos;
- Bateria: LP-E6N ou LP-E6;
- Carregamento: externo ou interno na câmera com o adaptador de energia USB PD-E1 (apenas com a bateria LP-E6N);
- Dimensões: 135,8 x 98,3 x 84,4 mm;
- Peso: 660 g (incluindo bateria e cartão de memória), 580 g (apenas corpo);
- Montagem de lentes: EF-R com diâmetro interno de 54mm, flange de 20 mm e contatos de 12 pinos.
Veja também o vídeo que o canal CanonUSA publicou mostrando as funcionalidades da nova câmera.
Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.
Pingback: Canon EOS RP, uma Full Frame para as massas | Ricardo Hage
Pingback: Um balanço do mercado de câmeras em meados de 2019 | Ricardo Hage
Pingback: Nova DSLR Canon EOS 90D chega aos 32 Megapixels | Ricardo Hage