Câmeras

Canon EOS RP, uma Full Frame para as massas

A Canon acaba de anunciar oficialmente a nova câmera EOS RP, a Mirrorless Full Frame mais barata do mercado.

Irmã menor da Canon EOS R, a nova câmera foi projetada para facilitar que fotógrafos acostumados com os sensores APS-C (cropados) da Canon, como as da linha Rebel, a linha EOS M e mesmo a EOS 80D, migrassem para o mundo das câmeras Mirrorless Full Frame.

Canon EOS RP

Para isso, a arma principal da Canon EOS RP é o preço: US$ 1.299,00 dólares (apenas o corpo, sem lente).

Além disso a câmera é menor que a Canon EOS Rebel T7i, que já é uma Reflex compacta (mas não a menor). A nova EOS RP mede 132,5 x 85 x 70mm e pesa 485g com uma bateria e cartão de memória.

Detalhes da Canon EOS RP

Aliás, a nova câmera herdou da T7i e da 77D o modo que permite aos usuários verem na tela como os ajustes de configuração alteraram a imagem final. A ideia é orientar os fotógrafos a capturar imagens mais atraentes, como aquelas com desfoque de fundo ou dar a objetos em movimento uma aparência “congelada”.

Canon EOS RP

A EOS RP também conta com Modos Criativos e Assistente de Criação, ou seja, é realmente dirigida a um público amador avançado.

O sensor da nova câmera tem 26 Megapixels com tecnologia CMOS acoplado a um processador DIGIC 8. O sistema de foco automático é do tipo Dual Pixel com 4779 pontos AF selecionáveis espalhados por 88% da área horizontal e 100% da vertical do quadro de imagem.

Canon EOS RP
Vista lateral da Canon EOS RP com lente

Outros detalhes

Outros detalhes importantes da nova câmera são:

  • Visor Eletrônico Integrado de 2,39 polegadas, 2,36 milhões de pontos com AF por “tocar e arrastar”;
  • Tela “touch screen” traseira do tipo Vari-Angle;
  • Gravação de vídeo em 4K UHD 24P/ Full HD 60p com captura de Time Lapse em 4K e capacidade de extrair “stills” dos vídeos 4K;
  • Sensibilidade ISO de 100 a 25.600, expansível até ISO 102.400;
  • Conectividade Wi-Fi e Bluetooth incorporada;
  • Estabilização de imagens apenas nas lentes, não há estabilização incorporada ao corpo da câmera;
  • Processamento RAW móvel através do aplicativo Digital Photo Professional Express instalado em smartphone.
Canon EOS RP
Vista traseira da Canon EOS RP

Bom, e nem é preciso dizer que a Canon EOS RP utiliza lentes com a nova montagem R de 54mm de diâmetro, portanto as lentes anteriores do tipo EF, EF-S e EF-M devem ser utilizadas com o adaptador eletrônico já lançado pela Canon.

Primeiras impressões

Mesmo que ainda não esteja disponível no mercado, o que vai acontecer em março, a Canon EOS RP já está estimulando muitos comentários.

Um deles tem a ver com o fato de que as lentes nativas para essa nova linha Mirrorless Full Frame são poucas e caras. O público alvo da nova EOS RP está acostumado com lentes de Kit de razoável qualidade e preço baixo, coisa que a nova montagem não oferece ainda. A Sony, por exemplo, nunca ofereceu uma lente de kit barata para sua linha Mirrorless Full Frame.

Canon EOS RP
Foto obtida com a nova Canon EOS RP

O uso do adaptador de lentes, apesar de facilitar a migração dos atuais usuários com suas lentes atuais, pode não possibilitar o fofo automático mais rápido que a câmera é capaz ou a melhor qualidade de imagem produzida por um sensor full frame. Temos que esperar para ver alguns testes.

Agora o que eu não gostei mesmo é essa coisa do logo frontal não diferenciar a EOS R da RP. Fora o tamanho do equipamento e um logo menor na parte superior, as câmeras tem o mesmo formato. Como é que eu vou fazer para ficar “fuxicando” no equipamento dos outros à distância, coisa que adoro fazer, hehehe?

Enfim, se você quer conhecer melhor a nova Canon EOS RP, veja o vídeo oficial da Canon sobre a câmera.

E se você quer ver mais ainda da nova câmera veja o vídeo de 30:00 minutos que o Youtuber Jared Polin fez já com a EOS RP em mãos!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

4 thoughts on “Canon EOS RP, uma Full Frame para as massas

Deixe uma resposta