Câmeras

Panasonic lança câmera à prova d’água com visor eletrônico

Para fotógrafos que gostam de nadar ou mergulhar não existe nada mais importante do que uma câmera à prova d’água. No mercado existem várias soluções de proteção além de câmeras compactas para mergulho, mas a Panasonic acaba de fazer um lançamento pioneiro.

A empresa japonesa lançou a Panasonic Lumix DC-TS7, ou FT7 como será chamada fora do mercado americano. A nova câmera é a primeira compacta digital à prova d’água com visor eletrônico, o tal EFV.

Nova Panasonic Lumix TS7/FT7

O visor eletrônico, que deverá ser mais útil em terra firme do que com uma máscara de mergulho, tem 0,2″ polegadas e uma resolução equivalente a 1.17 milhões de pontos com ampliação equivalente a 0,45x. Provavelmente o LCD traseiro de 3″ polegadas, sem touchscreen, será mais útil para a composição das fotos por mergulhadores.



Digo isso pois a nova Panasonic Lumix DC-TS7 foi projetada para funcionar em profundidades de até 31 metros (102 pés). Para gente da minha idade usar a câmera nessa profundidade tem que ser coisa do Príncipe Namor ou do Aquaman, hehehe.

Detalhe da parte traseira da câmera com o pequeno visor na parte superior, acima do LCD

Além disso a câmera também é à prova de poeira (é óbvio, eu sei), à prova de choques de até 2 metros de altura, à prova de congelamento a -10 graus Celsius e à uma pressão externa de 220 Libras, ou seja, talvez ela resista ao seu cão!

Depois disso vejamos as outras especificações que são as que importam para um fotógrafo mais tranquilo:

  • Resolução: 20,4 Megapixels;
  • Tamanho do sensor: 1/2.3 polegada (6,2 mm x 4,6 mm);
  • Lente: zoom de 4,60 vezes equivalente a 28-128 mm em 35mm;
  • Visor: visor eletrônico EVF e LCD traseiro;
  • Sensibilidade ISO: de 80 a 3200 e 80 a 6400 no modo extendido;
  • Velocidade do Obturador: 1/16000 máxima e 4 segundos mínima;
  • Abertura Máxima: F/3.3;
  • Vídeo: 4K e Full HD
  • Dimensões: 117 x 76 x 37 mm;
  • Peso: 319 g com baterias;

A Panasonic informou que o preço da câmera no mercado internacional deverá ser de cerca de US$ 450,00 dólares com disponibilidade para venda em junho de 2018, ou seja, o lançamento foi pensado para o verão do Hemisfério Norte.



Alguns comentários tem dito que as câmeras concorrentes, como as da Olympus, tem mais vantagens técnicas apesar de não terem visor eletrônico, mas a possibilidade de poder enquadrar uma imagem a céu aberto sem ter que usar uma tela de LCD ofuscada pelo sol é sempre um atrativo, principalmente na praia. É por isso que câmeras do tipo Rangefinder (com visor) ou DSLR são tão apreciadas por fotógrafos.

Panasonic Lumix TS7/FT7 na cor Azul

De qualquer maneira se você gosta de esportes radicais a Panasonic Lumix DC-TS7 pode ser uma boa escolha.