Câmeras

Comparando a impressão de sensores Fullframe e Micro 4/3

Comparar a imagem de sensores Fullframe e Micro 4/3 sempre me pareceu uma necessidade, afinal isso pode ser decisivo na escolha de uma câmera. Como regra, os profissionais acreditam atualmente que os sensores Fullframe, com tamanho aproximado de um negativo de filme 35mm, produzem imagens com mais definição e qualidade.

Do ponto de vista do Alcance Dinânimo ou produção de Ruído na imagem isso pode ser verdade, mas agora com os rumores de que até a Panasonic vai produzir câmeras Fullframe, o futuro do sensor Micro 4/3 fica meio abalado.

E aí, será que a imagem desse sensor menor é tão pior assim? É engraçado que hoje acordei pensando na conversa que tive com um fotógrafo durante uma cobertura de um concurso de beleza, onde ele me cumprimentou por estar usando uma câmera menor, uma Mirrorless com sensor APS-C, ao invés do pesado equipamento Fullframe que ele carregava.

Fiquei com isso na cabeça e, “voila”, olha o que descobri: o canal The School of Photography publicou um vídeo bem completo comparando as imagens da Canon 5D mark IV, uma Fullframe profissional, e a Olympus OMD EM-1, uma câmera Micro 4/3 também de categoria profissional.

sensores Fullframe e Micro 4/3
Still do vídeo com Marc Newton apresentando as câmeras Fullframe e M43

E tem mais, a comparação dos sensores Fullframe e Micro 4/3 vai além da visualização das imagens numa tela de computador. As fotografias obtidas são impressas com padrão Fine Art em grande formato, para mostrar o que realmente importa numa imagem fotográfica!

 

Comparando sensores Fullframe e Micro 4/3

No vídeo o fotógrafo Marc Newton apresenta a duas câmeras, explica sobre os sensores, produz uma série de fotos e as leva para um impressor profissional.

Qual foi a conclusão: eu sei que é “spoiler”, mas ele e o impressor não encontraram diferenças suficientes nas impressões que pudessem indicar de qual câmera saiu cada imagem.

O resultado é o mesmo, ponto final!

sensores Fullframe e Micro 4/3
Still do vídeo mostrando as impressoras de grande formato e as impressões finalizadas

Esse resultado só me espantou porquê no fundo eu queria que houvesse alguma diferença, pois quando trabalhava com impressão de imagens de sensores Fullframe e Micro 4/3 isso nunca ocorreu. Eu até achava que era besteira minha, ou que estava enxergando cada vez pior, hehehe, mas pelo jeito eu estava certo.

Como isso é possível? O vídeo não chega a essa explicação, mas o resultado tem a ver com a forma como a imagem a ser impressa é formulada pela impressora. Depois eu escrevo mais sobre o assunto.

Quanto ao vídeo do Canal The School of Photography, basta terminar dizendo que as imagens impressas foram obtidas por Marc Newton no balneário Inglês de Southend-on-Sea, inspiradas no trabalho do fotógrafo Checo Josef Koudelka.

As fotos não são lá essas coisas, mas quem sou eu para dizer, hehehe…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Comparando a impressão de sensores Fullframe e Micro 4/3

Deixe uma resposta