CâmerasExclusivo

Conheça as lentes Fuji antes de mudar para uma câmera da linha X

Quem pensa em comprar alguma câmera de lentes intercambiáveis da Fuji sempre fica meio ressabiado com a oferta de lentes existente para essa linha, afinal para um fotógrafo sério é comum que as lentes sejam mais importantes que a câmera.

Mudar de “sistema” ou seja, trocar uma câmera de um fabricante para outro, também pode ser um problema pois tem gente que investe muito dinheiro em lentes que só vão funcionar, ou funcionar bem, em câmeras da mesma marca. Se você tem uma câmera Nikon com várias lentes e pretende mudar para a Canon vai ter que vender tudo e comprar todas as lentes novamente, a não ser que seja muito rico ou não saiba vender nada, como eu.

Fujifilm Xt-2 com lente 18-55WR

 

Mudar então para um novo sistema como o da Fujifilm é mais assustador ainda então resolvi dar uma pequena ajuda.



Quando a câmera X-Pro1 foi lançada em 2012 ela veio acompanhada de uma série de lentes que tornavam o novo sistema atraente e daí para frente vários lançamentos foram feitos.

 

Linha de lentes com montagem X da Fujifilm com os lançamentos futuros programados

 

Da linha de lentes as mais populares são:

  • XF18-55mm F2.8-4: a lente padrão da Fujifilm para seus kits na câmeras mais caras. provavelmente a lente de kit mais sofisticada dentre todas as oferecidas pelos fabricantes de câmeras. O zoom padrão é razoavelmente versátil e a lente tem uma abertura muito boa além de ser extremamente nítida. Muito boa para uso em Paisagens, Retratos, Fotografia de Produto, Fotografia Urbana, Casamentos. Facilmente encontrada no mercado brasileiro.



  • XC16-50mm F3.5-5.6: lente padrão para o kit das câmeras de entrada (mais baratas) da marca. As grandes diferenças desta lente para a XF18-55mm são o ângulo de visão maior, o acabamento da lente em plástico e a ausência do controle de abertura na própria lente. Tirando isso essa é uma lente surpreendente quanto à nitidez. Foi projetada para demonstrar a qualidade do sensor X-trans da Fuji em câmeras mais acessíveis para interessar os consumidores para os equipamentos mais sofisticados da marca. A estratégia funciona. Boa para Imagens Arquitetônicas, Fotografias de Interior, Paisagens, Retratos e Fotografia Urbana. Facilmente encontrada no mercado brasileiro.

 

 

  • XF55-200 F3.5-4.8: uma das lentes menos comentadas pelo fotógrafos mas talvez, apesar de não ser uma das mais sofisticadas, a que tem a melhor relação custo benefício. Utilizada junto com a XF18-55mm F2.8-4 um fotografo pode cobrir quase que todas as suas necessidades. Precisa e nítida a XF55-200 é bem “aberta” para esse fator de zoom além de ter uma redução de vibração altamente eficiente. Segundo a Fuji seu sistema de VR consegue um até 4.5f “stops” de ganho, ou seja, mesmo com zoom máximo você consegue velocidades de obturador altas e sem vibração. Boa para Retratos, Fotografia de Produto, Fotografia Esportiva, Fotografia Urbana, Casamento. Eu uso também para paisagens distantes.

 

  • XC50-230mm F4.5-6.7: a versão “light” da XF55-200. Também em acabamento plástico e sem controle de abertura no corpo da lente a XC50-230mm apresenta um pouco mais de alcance que sua irmã mais cara ao custo de uma menor luminosidade. Também foi projetada para fazer par com a XC16-50mm e para atrair o consumidor para a marca. Apresenta uma grande nitidez mas seu sistema de redução de vibração não é tão eficiente como o da XC55-200mm. Mesmo assim é uma boa escolha para quem precisa de uma teleobjetiva mais barata para a série X de câmeras. Boa para Retratos, Fotografia de Produto, Fotografia Urbana, Casamentos. Facilmente encontrada no mercado brasileiro.



  • XF27mm F2.8: lente compacta e leve com distância focal fixa equivalente a 41mm em formato 35mm. Essa é uma lente do tipo “prime” bastante luminosa, ideal para conseguirmos as melhores velocidades do obturador mesmo com baixo ISO. O foco automático é muito preciso fazendo dessa lente uma escolha muito boa quanto a relação custo/benefício para “street photographers”. Boa para Paisagens, Fotografia com pouca luz, Retratos, Fotografia Urbana. Facilmente encontrada no mercado brasileiro.

 

  • XF35mmF2 R WR: com distância focal fixa equivalente a 53mm em formato 35mm. Muito bem acabada apresenta resistência as intempéries e grande abertura proporcionando ótimo efeito de desfoque (bokeh). A lente possui o menor diâmetro da linha XF e graças ao sistema de foco interno e motor de passo consegue um tempo de autofoco de apenas 0,08 seg. O exterior da lente é resistente ao tempo e à poeira e pode trabalhar em temperaturas de até -10 ° C. Boa para Paisagens, Fotografia com pouca luz, Retratos, Fotografia Urbana, Casamentos. Facilmente encontrada no mercado brasileiro.

 

  • XF10-24mm F4: lente zoom “ultra-wide” da Fujifilm com abertura constante. Apesar de não ser resistente as intempéries é uma das lentes mais sofisticadas da linha em termos de qualidade de imagem. Tem estabilização ótica de vibração de 3 “stops” e distância de trabalho mínima de 24cm do objeto o que possibilita fotos de detalhes englobando também o fundo do ambiente. É uma lente muito boa para imagens panorâmicas. A abertura F4.0 máxima está disponível em toda a faixa de zoom (2,4x). Alcança desde a distância focal ultra-larga de 15mm até 36mm (equivalentes no formato 35mm). Boa para Imagens Arquitetônicas, Fotografias de Interior, Paisagens, Fotografia Urbana, Casamentos.



  • XF18-135mm F3.5-5.6: lente extremamente versátil, do tipo “tudo em um”. É a única lente no mundo a apresentar um redutor de vibração de 5f “stops” o que faz com que sua relativamente pequena abertura não cause problemas. Apresentando um comprimento focal que varia de 27 milímetros a 206 milímetros (equivalente a 35mm) esta lente é perfeita para viagens. A gama focal extensa significa que a XF18-135mm irá cobrir a maioria dos cenários fotográficos evitando a troca de lentes que potencialmente pode fazer com que percamos o momento especial daquela imagem inesquecível. Boa para Imagens arquitetônicos, fotografias de interiores, paisagens, retratos, Fotografia de Produto, Fotografia Urbana, casamentos.

 

A linha de lentes da Fujifilm não é barata para nossos padrões mas no entanto são equipamentos óticos de altíssima qualidade e que prometem extrair o máximo de uma cena fotográfica. Experimente, você pode se surpreender com o resultado das imagens.



3 thoughts on “Conheça as lentes Fuji antes de mudar para uma câmera da linha X

  • Eduardo Serrano

    Ola! gostaria de saber se existe corpos da fuji da linha X com motor de foco interno ou não. Pois isso seria crucial para definir as lentes com motor de foco ou não tb.

    Att.

    • Olá Eduardo. A linha X da Fuji é totalmente eletrônica e não conta com nenhum tipo de motor nos corpos das câmeras, o motor fica na própria lente. O uso de autofoco e estabilização de imagens atualmente só é possível com lentes da própria linha X sendo que os adaptadores existentes possibilitam apenas o foco e abertura manuais. No entanto o sistema de assistência de foco (focus peaking e Digital Split Image Focus) da Fuji permite uma ótima focalização manual com qualquer lente adaptada. As vezes utilizo lentes Nikon F e G com adaptadores em câmeras Fujifilm X e funcionam muito bem. Espero ter ajudado, abçs.

  • Pingback: Comparando o vídeo das Fujifilm X-T30, X-T3 e X-T20 | Ricardo Hage

Fechado para comentários.