Câmeras

Uma Mirrorless para substituir a Nikon D5

A Nikon anunciou que está desenvolvendo uma câmera topo de linha que vai competir no mercado com sua Nikon D5.

Quem deu a notícia foi o próprio presidente da Nikon, Toshikazu Umatate, em uma entrevista para um jornal especializado no mercado industrial japonês.

Na realidade a atual Nikon Z7, da nova linha Mirrorless Full Frame, já tem muitos pontos que superam a atual Nikon D5, lançada em 2016.

Nikon D5
Comparando dimensões da Nikon D5 e da Mirrorless Z7

Dentre estas vantagens podemos elencar o sensor de 45,7 Megapixels, os 493 pontos de AF e a estabilização de imagem no próprio corpo da câmera.

Vantagens atuais da Nikon D5

No entanto é bom lembrar que a Nikon D5 com tecnologia Reflex tem disparo contínuo de até 12 quadros por segundo. Isso é bem superior a Nikon Z7, que chega a 9 quadros por segundo. A sensibilidade ISO também é maior na D5, indo de ISO 100 a 102.400, contra o máximo de 25.600 na Z7. Diga-se de passagem, é uma sensibilidade muito baixa para uma câmera Full Frame…

Nikon Z
Linha Z de câmeras Mirrorless Full Frame da Nikon

Além disso a Nikon D5 também comporta dois cartões de memória ao mesmo tempo e pode ser conectada por cabo a uma rede.

A provável substituta da Nikon D5 não tem data ainda para ser lançada, mas já deve estar no forno. Isso porquê já se sabe que a empresa vai lançar também uma câmera Full Frame Mirrorless mais barata, na casa dos US$ 900,00 dólares.

Atacando o mercado

Pelo visto a Nikon quer atacar os dois “fronts” do mercado de câmeras. É bom lembrar também que a Nikon D5 tem como concorrentes no mercado a DSLR 1D-X Mark II e a Mirrorless Sony A9. O novo lançamento da Nikon vai ter que levar em conta essa concorrência…

Nikon D5
Canon 1D-X e Nikon D5. Como será a nova concorrente?

Eu particularmente quero ver o que isso vai dar, pois o mercado de câmeras está desacelerando, como publiquei em recente artigo.

Apesar da Nikon não estar mais presente oficialmente em nosso mercado, é possível encontrar câmeras, lentes e mesmo assistência técnica para a marca em nosso país. É por isso que a notícia nos interessa…

A Nikon D5 é muito usada por fotojornalistas, principalmente aqueles envolvidos com esportes. Vamos ver qual será a reação desses profissionais, pois para falar a verdade a D5 ainda “vai dar no couro” por muito tempo, hehehe.

Aguarde…

Deixe uma resposta