A guerra das Câmeras Mirrorless
O mundo das Câmeras Mirrorless está literalmente em pé de guerra. Quem tem acompanhado este Blog sabe que todo o mercado fotográfico está migrando para essa tecnologia.
Agora, com a proximidade do lançamento da linha de Câmeras Mirrorless Fullframe da Nikon, essa realidade parece mais palpável ainda.
Eu confesso que as vezes ainda fico pensando nas vantagens dos sistemas de câmeras “Sem Espelho” para ver se me convenço definitivamente, mas sempre fico na dúvida.
Pois bem, um vídeo chamado Mirrorless War foi publicado no prestigiado canal Luminous Landscape especialmente para discutir esse momento.
Apresentado por Kevin Raver o vídeo de 13:38 minutos faz uma análise fundamental dos “por quês” da substituição das câmeras DSLR (com espelho) pelas Mirrorless (sem espelho).
Veja um trecho de sua fala: “Para muitos de nós que entramos neste campo da fotografia digital com câmeras DSLRs, os equipamentos mais conhecidos eram principalmente Canon e Nikon, além de alguns outros poucos fabricantes. Esse foi um grande momento, uma revolução e uma experiência maravilhosa para todos nós.”
E continua: “No entanto a Olympus, a Panasonic e a Sony, além da Fujifilm nos últimos anos, entraram no que é chamado campo da tecnologia Mirrorless. Agora, por que essa tecnologia sem espelho é tão importante?”
Kevin Raver responde a questão de uma maneira muito direta e que não deixa dúvidas: “É importante porque tira a parte mecânica da caixa do espelho da câmera. Tudo agora, até mesmo o foco, é feito no sensor digital. O sensor captura a imagem que você focalizou vendo tudo do jeito que o sensor viu. Com um visor eletrônico (EVF) ou monitor na parte de trás da câmera você pode realmente ver o resultado da imagem que você está capturando, porque não há espelho para ser levantando e abaixado entre a lente e o sensor de imagem.”
O interessante é que eu já falava dessa possibilidade para os coitados dos meus alunos há mais de dez anos, mas como não sou Japonês e não tenho uma industria fotografia na esquina para testar minhas ideias, passava apenas por um professor excêntrico, hehehe.
O vídeo do canal Luminous Landscape nada mais é do que um comentário falado, com alguns exemplos de imagens produzidos pelos fabricantes de câmera, mas as ideias colocadas lá são muito claras e interessantes. Se você quer conhecer o necessário para entender o que vem por aí no campo da fotografia digital é bom ver os argumentos de Kevin Raver.
E se você continuar não entendendo nada do universo das Câmeras Mirrorless veja o artigo que publiquei aqui no Blog anteriormente sobre esse assunto.
Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.
Pingback: Canon está projetando câmera de 75 Megapixels | Ricardo Hage
Pingback: Photokina 2019 foi adiada para 2020 | Ricardo Hage
Pingback: Olympus vai lançar uma nova câmera M43 | Ricardo Hage
Pingback: Canon ainda acredita no fotógrafo amador | Ricardo Hage
Pingback: Você tem compulsão por comprar equipamentos? | Ricardo Hage
Pingback: Sony sobe para o 2º lugar em venda de câmeras | Ricardo Hage