Câmeras

Tamron lança nova Lente Zoom 17-35mm

Uma lente zoom 17-35mm é o tipo de objetiva que muitos fotógrafos usam para captar imagens de arquitetura de interiores e paisagens. Normalmente as lentes mais baratas deste tipo não tem boa luminosidade, ou seja, seu diafragma não tem boa abertura mas esse não é o caso do novo lançamento da fabricante japonesa Tamron.

A nova Tamron 17-35mm F/2.8-4 Di OSD (Modelo A037) é uma lente zoom do tipo “Ultra-Grande-Angular” luminosa e precisa, projetada para trabalhar com as câmeras Fullframe e APS-C da Nikon e da Canon. E o melhor de tudo, com preço na faixa inicial da concorrência.

Aos olhos do mercado internacional o preço sugerido de US$ 599,00 dólares é considerado muito bom e acessível. É claro que o custo Brasil tende a distorcer completamente nossa percepção de preços, mas o lançamento está sendo considerado uma pechincha lá fora.

Para a Tamron o novo Modelo A037 possui um conceito separado da seu lançamento anterior, a SP 15-30 mm F/2.8 Di VC USD (Modelo A012), pois mesmo mantendo a excelente qualidade de imagem também tem mais portabilidade. Contando com apenas 9 centímetros de comprimento e 460 gramas de peso, é a menor e mais leve objetiva de sua classe.

Lente Zoom 17-35mm
Nova Tamron 17-35mm F2.8-4 Di OSD

A distância focal varia de 17 mm, adequada por exemplo para fotografia de paisagens, a um campo de visão “normal” (próximo ao olho humano) de 35 mm, perfeita para fotografia urbana (Street Photography).

A abertura da Lente Zoom 17-35mm, que vai de F/2.8 a F/4 é luminosa mesmo no extremo do zoom, o que é uma grande vantagem por exemplo em relação a popular Canon 10-18mm f/4.5-5.6, que em câmeras com sensores APS-C (cropado) seria uma lente mais ou menos equivalente, digamos, e que é muito menos luminosa e precisa que a nova lente da Tamron.

17-35mm F2.8-4 Di OSD
Exemplos de imagens obtidas com a nova lente da Tamron

A Lente Zoom 17-35mm permite Auto Foco utilizando um motor silencioso do tipo OSD e tem multicoating para controle de reflexos. O conjunto ótico de baixa dispersão conta com 15 elementos montados em 10 grupos e diafragma circular de 7 lâminas.

A construção da lente é à prova de intempéries e umidade, contando com cobertura repelente de fluorina contra água, óleos e gordura, como a dos dedos.

A nova Tamron 17-35mm F/2.8-4 Di OSD também tem compatibilidade com o console TAMRON TAP-in, de conexão USB e que permite atualização do firmware da lente.

17-35mm F2.8-4 Di OSD
Estrutura interna da nova lente da Tamron

No mercado brasileiro, apesar de atualmente ser relativamente fácil achar as lentes da Tamron através de lojas online ou sites de revenda, alguns modelos tem que ser comprados no mercado internacional mesmo.

A lente deverá estar disponível no exterior em meados de setembro então o jeito é esperar para ver o que vai acontecer…

E se você tem interesse em Fotografia de Paisagem porque não lê o artigo que publiquei aqui o Blog sobre o assunto?

Deixe uma resposta