Inspire-se

A influência da fotografia do cinema na TV

O cinema e a TV sempre estiveram ligados mas é interessante pensar em como um influenciou o outro. Agora um vídeo rápido (muito rápido), publicado pelo canal Aputure tenta explicar como essa influência aconteceu desde os anos 1950 até a atualidade.

Em diminutos 4:10 minutos o apresentador Ben Berg mostra como a televisão passou de uma tentativa para se distanciar da imagem cinematográfica para uma situação em que as duas, na realidade, se confundem.

Os exemplos dados sobre essa influência do cinema na TV são obviamente da produção televisiva americana, coisa da qual não podemos escapar. Além disso alguns rápidos detalhes sobre a tecnologia das câmeras, lentes e iluminação também são apresentados.

cinema na TV

O site Fstoppers.com, que divulgou o vídeo, explica bem sobre o que o apresentador fala:

“Se você cresceu assistindo a “sitcoms” dos anos 90 (ou praticamente qualquer coisa antes daquela época), você provavelmente estava acostumado a um visual comum aos programas, uma espécie de cinematografia padronizada e que colocava o peso da narrativa nos ombros dos roteiros e dos atores. Hoje em dia, esse estilo parece notavelmente ultrapassado, já que nos acostumamos a um estilo mais dramático que realmente eleva o valor das produções televisivas e que ajuda a tirar um pouco do peso de contar a história dos atores e roteiros, colocando-o nas mãos de cineastas. Estes usam técnicas e métodos emprestados da indústria cinematográfica para melhorar os programas de televisão. É interessante pensar em quanto isso moldou a moderna experiência televisiva a que estamos acostumamos agora.”

Bem, eu particularmente achei o vídeo do canal Aputure frenético demais. As legendas automáticas até funcionam bem mas eu precisei ir parando ao poucos para entender melhor do que se tratava.

No entanto até que deu certo, sempre lembrando que eu sou do tempo do “I Love Lucy”, hehehe. Se você não entendeu o que eu quis dizer, veja o vídeo!

E se você gosta de cinema veja esse outro artigo sobre como o Technicolor mudou o mundo dos filmes.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta