Inspire-se

A mais rápida escalado do monte El Captain em Timelapse

Fazer uma escalada rápida numa montanha já é um problema, mas fotografar o caminho para fazer um vídeo em Timelapse é exagerar um pouco.

Foi isso o que o fotógrafo Tristan Greszko fez ao filmar os alpinistas Brad Gobright e Jim Reynolds conseguindo quebrar o recorde de velocidade de escalada do pico The Nose no Monte El Captain, situado no Parque Nacional de Yosemite na California.

A dupla escalou a formação rochosa de quase 1000 metros em 2 horas, 19 minutos e 44 segundos. É preciso lembrar que a primeira vez que o The Nose (O Nariz) foi escalado em 1958 a subida demorou 17 horas.

Still do vídeo com rota utilizada pelos alpinistas

Segundo o fotógrafo Greszko, “Observar como isso aconteceu foi um dos espetáculos mais incríveis que já presenciei; uma incrível demonstração de uma capacidade sobre-humana, diferente de tudo que já vi antes …”.



O vídeo à primeira vista não parece muito interessante pois o fotógrafo ficou à distância acompanhando o movimento dos alpinistas como se fossem formiguinhas numa superfície rochosa, mas se pensarmos em como eles estavam praticamente soltos no espaço, a coisa muda de figura, ainda mais para mim que acho até mesmo sobre-humano escalar uma escada de três degraus, hehehe!!

De qualquer maneira aproveite o vídeo, que tem 7:18 minutos e que pode ser visto na página de Tristan Greszko no Vimeo.

Two Nineteen Forty Four from Tristan Greszko on Vimeo.