CâmerasNotícias

Sony sobe para o 2º lugar em venda de câmeras

Pois é, a Sony acaba de se tornar a segunda colocada na venda de câmeras no mercado internacional. E isso significa muito!

A notícia já era esperada, mas foi confirmada pelo site Nikkei. Segundo essa informação, a segunda posição em vendas que era mantida há anos pela Nikon foi tomada pela também japonesa Sony.

A confirmação da notícia se deve em grande parte ao anúncio de que a área de produtos de imagem da Nikon apresentou seu primeiro prejuízo financeiro durante 2019.

2º lugar em venda de câmeras
O gráfico mostra a queda recente de todo o mercado de venda de câmeras

Mas isso não aconteceu de uma hora para outra. Na realidade a Sony anunciou no ano passado que pretendia se tornar a principal marca de câmeras do mundo até 2021.

Sony A9 II
Sony A9 II

A empresa mostrou que essa possibilidade era real quando se tornou no inicio de 2019 a segunda colocada em receitas com venda de câmeras de lentes intercambiáveis, fossem elas com sensor Full Frame ou APS-C (cropado).

Agora a notícia mostra que sua posição está consolidada no 2º lugar em venda de câmeras em geral.

Além disso existem outras considerações que devemos levar em conta.

O 2º lugar em venda de câmeras

Tanto a Canon, que há anos é a primeira colocada, quanto a Nikon estão perdendo seu mercado ano a ano. Praticamente desde 2015 o mercado de câmeras fotográficas tem encolhido como um todo, obrigando as empresas de equipamento fotográfico a criar novas estratégias para interessar seu público consumidor. Foi por isso que a “Guerra das Mirrorless” se estabeleceu.

2º lugar em venda de câmeras
Gráficos comparando vendas de tipos de câmeras

No entanto a Sony já estava muito bem situada nessa disputa, contando com a linha A de câmeras Mirrorless com sensor APS-C e, principalmente, Full Frame. Com isso, enquanto a concorrência investia para divulgar novas linhas de câmeras ainda pouco desenvolvidas, a Sony reinava.

Nikon Z
Câmeras da Linha Z da Nikon

A empresa já tinha um público fiel, produtos conhecidos e uma plataforma de distribuição mundial estabelecida. Até aqui no Brasil isso acontecia!

Aliás, com isso a Sony já havia tirado nos últimos dois anos o primeiro lugar de vendas de câmeras Full Frame da Canon…

Mirrorless Fullframe
Canon EOS R

Apesar da Canon e mesmo da Nikon terem reagido ao novo mercado de câmeras Mirrorless, essa reação parece ter sido tardia. As linhas de câmeras EOS R da Canon e a linha Z da Nikon, ainda tem muito chão pela frente.

Bom, essa briga ainda vai longe. Na verdade nós vamos ver quem vai sobreviver a invasão de smartphones com câmeras inteligentes e alta qualidade de imagem, isso sim!

One thought on “Sony sobe para o 2º lugar em venda de câmeras

  • SIDERVAL MATOS LAUTON

    Sou um consumidor fiel de câmeras Sony. Gostaria de continuar consumindo os produtos da Sony. A tecnologia hoje empregada pelas fábricas nas câmeras, tais como, Wi-Fi, GPS e outros recursos voltados para a fotografia, melhoraram consideravelmente. Tirar uma foto e logo em seguida disponibilizá-la nas mídias é muito bom. O que NÃO PODE ACONTECER com o fabricante, é NÃO assumir a responsabilidade com seus parceiros, quando se trata de um aplicativo que é usada na Câmera Sony, e o cliente não conseguir transmitir as fotos, conforme anunciado. Esse aplicativo é o IMAGING EDGE MOBILE. o Suporte técnico deixa a desejar, NÃO resolve o problema do aplicativo, e,pior ainda, deixa o problema com o cliente. SINTO-ME ASSIM. A Sony precisa imediatamente resolver o problema desse aplicativo. São diversas pessoas com o mesmo problema.

    Resposta

Deixe uma resposta