Câmeras

Canon ainda acredita no fotógrafo amador

Uma recente entrevista com executivos da Canon deixa claro que a empresa ainda aposta suas fichas no fotógrafo amador.

Na realidade a equipe da Dpreview.com, site que publicou a entrevista, entendeu esse público como o dos “fotógrafos casuais”. E o que isso significa?

A entrevista teve como foco o aparente problema que seria a Canon ter lançado uma câmera Fullframe mais acessível que só tem disponível lentes mais caras, de sua Série L.

Esse é o caso da Canon EOS RP, que acabou de ser lançada em Fevereiro. Por enquanto as lentes disponíveis para o novo sistema são todas de alto padrão (e alto custo).

Canon EOS RP
Canon EOS RP voltada para o fotógrafo amador avançado

A opinião da Canon

Segundo a entrevista, a Canon imagina que o usuário da EOS RP possa utilizar o adaptador de lentes Canon EF para ter acesso a lentes de menor custo. E o compromisso com um mercado mais amplo foi reafirmado. Os executivos disseram que: “Estamos procurando capturar o máximo de clientes que pudermos (com o novo sistema R) e por isso abordamos esse segmento de entusiastas (fotógrafos amadores). E também queríamos torná-lo acessível, porque desejamos captar o maior público possível.”

Para um mercado como o Brasileiro, onde é comum que fotógrafos profissionais utilizem equipamentos voltados para o fotógrafo amador, isso pode significar muita coisa. Acho que pelo menos esses novos equipamentos Mirrorless Fullframe mais baratos deverão estar disponíveis por aqui em breve. Já o preço não deve ser tão baixo assim, como sempre…

Mirrorless Fullframe
Novas lentes de montagem RF

Voltando ao assunto, a entrevista também aborda uma questão importante. A Canon vai continuar desenvolvendo lentes de montagem EF para câmeras DSLR (Reflex)?

Segundo os executivos da Canon, “Na verdade, temos os mesmos engenheiros ópticos, os mesmos engenheiros mecânicos e de manufatura trabalhando tanto na antiga montagem EF quanto na nova RF… Para o futuro imediato, estaremos focados no desenvolvimento de lentes RF.”

E justificam a decisão dizendo que, “Como lançamos o sistema RF recentemente e acreditamos que há muitas lacunas para preencher nesse sistema, para o futuro imediato estaremos focados no desenvolvimento de lentes de RF”.

Ou seja, a equipe de desenvolvimento é uma só e a Canon tem o mesmo problema da Sigma com mão de obra. Portanto não espere novidades para lentes para câmeras DSLR da marca.

O fim da linha EOS-M?

EOS M50 em versão com acabamento branco

E quanto as câmeras da linha EOS-M? Essa linha de câmeras Mirrorless com o sensor menor do tipo APS-C (cropado) sempre me pareceu uma espécie de problema para a Canon. Segundo a entrevista, a Canon nem pensou duas vezes: “Quando começamos a projetar as lentes de montagem RF, não queríamos comprometer o que podemos fazer. Queríamos desenvolver o sistema RF em todo o seu potencial, então queríamos as especificações mais recentes, tecnologia e design de ponta. No processo de desenvolvimento de um sistema sem comprometimento, ficou claro que isso não seria compatível com a EF-M.”

Ou seja, nem pensaram em fazer lentes que funcionariam nos dois sistemas, como a Sony fez com suas câmeras. Decididos, hein!

A entrevista tocou também na utilização da tecnologia Nano USM na produção das novas lentes da Canon. Essa tecnologia, lançada há quatro anos atrás com a lente EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM, produz um foco rapidíssimo e sem ruídos, perfeito para uso com vídeo. É por isso que as novas lentes RF voltadas apenas para fotografia convencional não contarão com essa tecnologia. A Nano USM deverá ser embarcada apenas nas lentes RF voltadas para trabalhos com vídeo.

Para o fotógrafo amador não é problema…

Além da questão das lentes uma coisa que chamou a atenção. A Canon reconheceu na entrevista que os sensores utilizados no novo sistema R tem problemas para filmar em 4k. Isso já havia sido percebido pelos comentaristas, já que as especificações do 4K da linha EOS R são inferiores as das câmeras da concorrência.

Os executivos confirmaram que “…estamos cientes de algumas das insatisfações que as pessoas comentaram sobre nossos recursos de vídeo nos modelos EOS R e RP. Estamos trabalhando para responder a isso para que possamos fornecer uma melhor videografia, tanto em termos de lentes quanto de câmeras.” Hummm….

à direita podemos ver o efeito Rolling Shutter na hélice do avião

Perguntados sobre os sensores utilizados na nova linha, que apresenta problemas de Alcance Dinâmico e significante “Rolling Shutter”, os executivos foram um pouco lacônicos: “…estaremos desenvolvendo sensores para que possamos maximizar o potencial que eles podem fornecer. Mas precisamos sempre olhar para a câmera que utilizará o sensor para garantir que ele forneça os melhores recursos ou características de valor que o conceito de cada câmera requer.”

Parece que os problemas vão continuar por enquanto… Mais um indício da preferência da Canon pelo fotógrafo amador, afinal esses problemas são mais sentidos pelos profissionais que acabam levando os equipamentos ao seu limite.

No começo as câmeras Mirrorless eram voltadas para o público amador

A canon sepultou as DSLRs?

E para terminar, parece que a Canon está convencida de que as câmeras sem espelho vão sepultar de vez as câmeras DSLR. Perguntados sobre o assunto, os executivos responderam quê, “Existe uma tendência para o mirrorless. Elas são as câmeras que estão sendo desenvolvidas e produzidas atualmente, então pode chegar um momento em que isso (o fim das DSLRs) possa acontecer. E a Canon está certificando-se de que não estaremos atrasados para essa tendência.”

É, que coisa? Lembrei até do fim das máquinas de escrever, hehehe.

Richard Butler, o editor da Dpreviem, ficou impressionado com a clareza das respostas dos executivos da Canon. Segundo ele “Talvez a coisa que mais me surpreendeu foi a abertura da Canon nesta entrevista. Historicamente, muito poucas empresas estiveram dispostas a sugerir que seus sensores ou seu desempenho em vídeo precisaria melhorar, de modo que as respostas das equipes foram uma surpresa.”

Além disso, ele continua.”Da mesma forma, foi interessante ouvir os executivos da Canon deixar claro que eles estão atualmente focados em lentes RF. É um curso de ação compreensível, dada a necessidade da empresa de fazer com que o sistema pareça abrangente e atraente o mais rápido possível. Mesmo assim ainda é impressionante ver o foco completo de negócios da empresa sendo declarado abertamente na entrevista. A implicação, é claro, é que a introdução de novas lente EF para câmeras DSLR irá desacelerar por um tempo.”

Eu diria até que esses lançamentos para EF vão parar, mas não sou profeta, né!

Bem, agora você já sabe o que esperar da Canon pelo menos para estes próximos anos. Se você fotografa com câmeras DSLR da Canon é bom se lembrar. Elas não deixarão de funcionar de uma hora para outra. Não é preciso joga-las pela janela.

Mas talvez seja isso que a Canon deseja, assim ela ganha dinheiro e você um AVC. Cuidado!

E se você quiser ver a entrevista completa em inglês no site da Dpreview.com clique aqui.

Um comentário sobre “Canon ainda acredita no fotógrafo amador

Deixe uma resposta