Câmeras

Fujifilm lança lente XF 16-80mm F4

Esperada desde meados do ano passado, a nova lente Fujifilm XF 16-80mm F4 R OIS WR foi enfim lançada.

O desenvolvimento desse projeto foi descoberto quando a Fufjifilm divulgou seu famosos “roadmap”, um mapa que indica quais equipamentos serão adicionados ao seu catálogo.

Este tipo de lente é importante para quem usa câmeras da linha X da Fujifilm por vários fatores. Mas vejamos em primeiro lugar suas principais características.

XF 16-80mm
Nova Fufjfilm XF 16-80mm F/4

Sobre a XF 16-80mm

A nova Fujifilm XF 16-80mm tem um valor de abertura máxima constante de F4. Isso a coloca na categoria “luminosa intermediária”, digamos assim.

Nas câmeras com sensor APS-C da Fujfilm a distância focal de 16mm a 80mm se torna equivalente a 24-122mm em 35mm. A lente consegue uma distância mínima de foco de 35,8 cm para toda a faixa de zoom, fornecendo uma ampliação máxima de disparo de 0,25x.

Além disso é uma objetiva pequena e leve. Pesa 440g, o que é cerca de 40% mais leve do que uma lente de especificação equivalente para câmeras Full Frame.

Além disso ela atinge uma alcance de cinco vezes o zoom de objetivas concorrentes de mesmo tamanho, e com peso das lentes três vezes maior.

Só esse detalhe já dá um alívio, hehehe.

Segundo a Fufjifilm, embora a lente seja projetada inicialmente para fotógrafos especializados em retratos, paisagens ou fotografias em geral, ela também é ideal para cineastas graças à sua versátil combinação de distâncias focais e Estabilização Ótica de Imagem.

Mais novidades

Falando nisso, a Fujifilm promete que a XF 16-80mm alcança 6,0 paradas (stops) de Estabilização Ótica de Imagem (OIS). Isso estenderia em muito a utilização da objetiva quando a câmera é utilizada sem tripé em condições de baixa iluminação.

E tem mais, a lente foi projetada para absorver qualquer vibração produzida pelo uso do obturador mecânico. A OIS detecta automaticamente quando a câmera está sendo usada com um tripé. Assim ela ajusta o desempenho para fornecer a melhor qualidade de imagem. Isso evita que a câmera utilize a estabilização quando ela não é necessária, aumentando a nitidez da fotografia.

Quanto a composição da objetiva, a XF 16-80mm consiste de 16 elementos ópticos em 12 grupos. Além disso também possui um elemento especialmente projetado para minimizar a curvatura de campo e a aberração esférica. É um projeto bem sofisticado…

E é bom lembrar que conforme o “WR” de seu nome indica, a lente é resistente às intempéries.

No anúncio não ficou claro se as funções de estabilização de imagem avançadas da XF 16-80mm F4 R OIS WR serão compatíveis com todas as câmeras da linha X. Minha experiência diz que nesse caso a Fufjifilm em breve deverá lançar algum tipo de atualização para suas câmeras anteriores, que permita essa compatibilização. Até agora a empresa tem se mostrado bem fiel a seus consumidores mais antigos!

A objetiva XF 16-80mm F4 R OIS WR estará disponível a partir de 26 de setembro nos EUA, ao preço de US$ 799,95. Não é barato mas também não é das lentes mais caras da empresa.

XF 16-80mm
Objetiva XF 16-80mm montada em uma pequena câmera Fujifilm X-T30

Para quem é esta lente?

Eu diria que esse era um tipo de lente que os “X-Photographers” (termo para quem fotografa com câmeras da linha X da Fujifilm) estavam esperando.

O alcance da objetiva resolve quase todo o tipo de necessidades, desde a grande angular até uma teleobjetiva curta. Isso permite brincar mais com a composição, ou estar preparado para qualquer tipo de cena sem precisar trocar a lente

A abertura máxima F/4.0 constante em qualquer distância focal produz imagens mais nítidas e luminosas. Se aliarmos isso ao OIS de 6 “stops”, é possível usar uma câmera da linha X “na mão” mesmo à noite. E isso em qualquer distância focal. É bom lembrar que as câmeras da Linha X, como a X-T3, tem um ótimo desempenho de sensibilidade ISO. Elas rivalizam até mesmo com os sensores Full Frame.

Agora é esperar, mas como a Fufjifilm tem representação oficial no Brasil em breve veremos essa objetiva em nosso mercado. Resta saber a que preço…

Veja também o vídeo que o canal Fufjifilm Global publicou com o fotógrafo Rafa Pérez utilizado a nova lente. Está em espanhol…

Deixe uma resposta