Câmeras

DSLR Canon sem pino na sapata de flash?

Parece que a sapata de flash das novas câmeras DSLR Canon de entrada não tem pino central. Isso as tornaria incompatíveis com flashes externos de outros fabricantes. A notícia foi publicada em um vídeo por Michael, The Maven (o especialista?).

O que a Canon parece ter feito foi remover o importante pino central da sapata de flash (hot shoe) de suas câmeras mais simples, voltadas para o público amador. Isso fica evidente na recentemente anunciada Canon SL3 e na Canon T7 (lançada no ano passado).

Parece que só agora, com o burburinho sobre a Canon SL3, a situação foi notada.

Segundo Michael Andrew ( o The Maven do canal), o pino de metal central nas sapatas de flash é um padrão usado para sincronização do disparo, independente do fabricante.

sapata de flash
Canon SL3 sem pino central no Hot Shoe (esq) comparada com a Canon SL2 (dir)

Isso significa dizer que, em modo manual, qualquer flash externo seria compatível com câmeras de qualquer marca. Para isso basta que tenham o pino central.

Usando a sapata de flash

Já os outros contatos de metal no “hot shoe” são proprietários de cada fabricante de câmera. Eles são usados para comunicar informações específicas de iluminação e controle entre os acessórios e a câmera. Alguns fabricantes alternativos também usam esses pinos, produzindo acessórios totalmente compatíveis com determinadas marcas.

Mas no geral flashes alternativos funcionam em modo manual mesmo. Esse é o caso de muitos flashes Chineses, boas opções para fotógrafos iniciantes ou que não querem gastar.

A diferença de preços entre flashes alternativos e “oficiais” pode ser gritante…

Os comentários sobre o assunto tem criado muita discussão sobre o uso ou não de flashes acoplados à câmeras DSLRs. O uso do TTL, termo que significa Through-the-Lens (Através da lente) é o assunto mais recorrente.

A função TTL faz com que a câmera possa se comunicar com o Flash dizendo exatamente qual a distância em que o foco está posicionado e a potência e tempo que a iluminação tem que ter para produzir a melhor imagem.

Eu nunca entendi muito bem o funcionamento de Flashes e tinha escrito aqui no artigo uma bobagem sobre o som de “Robocop” que alguns desses equipamentos fazem. Um leitor me me deu uma bronca e explicou muito bem como isso ocorre nos comentários abaixo. Deem uma olhada!

sapata de flash
Still do vídeo com Michael Andrew

Enfim, voltando ao assunto, tem muita gente dizendo que os sistemas TTL são melhor utilizados em Flashes das próprias marcas de câmera, então a questão do pino central é o de menos.

Outros indicam que o uso do TTL é mais importante para fotos de eventos e coisas do gênero do que para fotografia criativa, pois padronizam demais a iluminação da imagem. Nesse caso, para quem vai usar um flash no modo manual, é preciso comprar um flash muito mais caro mesmo que não se use as funções mais avançadas de TTL.

Mais comentários

Muita gente também se diz decepcionada com a Canon, pois ela parece estar tirando funcionalidades mais sofisticadas de suas câmeras de entrada.

Eu particularmente não fico espantado com esse assunto da sapata de flash. A Canon está apenas posicionando seus produtos de maneira a servir melhor o publico em foco.

As câmeras de entrada são exatamente isso, câmeras feitas para quem nunca fotografou. Elas tem funções facilitadoras e podem “amarrar” as opções de fotógrafos que queriam avançar mais.

De qualquer maneira esse pode ser um problema em nosso país. Aqui a maioria dos fotógrafos vive economizando e usando equipamentos usados. Um flash mais barato numa câmera de entrada pode ser muito importante tanto para um fotógrafo comercial quanto para um estudante.

Comprar uma câmera DSLR nova e ter que trocar outros equipamentos, como flashes e triggers (disparadores remotos que usam a sapata de flash) pode ser inviável para nossos fotógrafos Tupiniquins. Para mim, é!!!

Bom, de qualquer maneira, estamos avisados. Vou prestar mais atenção nesse assunto daqui para a frente.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

19 thoughts on “DSLR Canon sem pino na sapata de flash?

  • Andreza Kruk de Freitas

    Olá! Que bom que achei essa matéria. Estava quase jogando o meu flash yongnuo no lixo eheheh…infelizmente não funciona mesmo na T7. Somente o flash original. Voi tentar trocar onde comprei…uma pena que a Canon complica a vida dos fotógrafos iniciantes…. abraços!

    Resposta
    • producao1@noveproducoes.com

      Andreza, sei que comentou faz tempo, mas nós conseguimos configurar nosso flash Yongnuo e funcionar mesmo sem este pino, foi necessário apenas uma atualização que levamos para um profissional realizar.

      Resposta
  • Tem um erro grave aí. O “ruído de Robocop” não se refere ao TTL, mas ao zoom automático da cabeça do flash, que se relaciona com a distância focal da lente (ajustando-se no caso de lente zoom). Tanto que é possível utilizar um flash no manual com zoom no automático e ouvir a lâmpada de movendo da mesma forma.
    O ttl calcula o tempo em que a lâmpada ficará acesa (equivocadamente chamado de “carga”) de acordo com as configurações de abertura e ISO, além da distância da câmera ao assunto.

    Resposta
    • Nossa obrigado! Eu quase nunca uso flash, vou estudar mais e fazer uma matéria (sem furos, né) para aprender sobre o assunto. Já corrigi o texto do artigo e indiquei ao leitores que dessem uma lida em seu comentário. E muito obrigado pelo seu interesse. Abçs!

      Resposta
  • Andreza Kruk de Freitas

    Mas sobre a questão do funcionamento do flash na T7, realmente não funciona. No modo manual ele simplesmente nem dispara e no modo ttl, dispara a luz, mas mesmo que você coloque o flash em.um potência 1/1 por exemplo, dá o mesmo efeito que não ligar o flash, ou seja não funciona nem o TTL. Fiz aula de flash esse final de semana e comprei o flash para a aula. Como não queria gastar muito nesse início, comprei o Yongnuo, que todo mundo usa sem problemas. Meus professores tentaram de tudo, mas não funciona. Mas foi só colocar um flash da canon que tudo funcionou normalmente. E outra coisa: meu flash yongnuo funcionou normalmente nas câmeras dos meus cologas, que eram de modelos anteriores à T7. Abraços!

    Resposta
    • Obrigado Andreza, vamos esperar para ver como esse tipo de problema vai ser superado, Abçs!

      Resposta
      • JOSE ARNALDO RABELO TRINDADE

        Omo faço para usar minhas tochas antigas atek, posso por um rádio flash ttl?

        Resposta
    • Oi ,qual flash da canon vc usou ?
      Comprei a t7 ,comprei tb o 430 exii da canon e não funcionou .

      Resposta
  • wesley mesquita

    Gente, o flash da Godox V860 II teve uma atualização no firmware, ele funciona na T7 e custa de 900 a 1100 reais!

    Resposta
    • Como faz para atualizar? Comprei esse flash mas ele não funciona direito na Canon t7. Talvez seja pq tem que fazer uma atualização.

      Resposta
  • MAICO CONSTANTINO

    GALERA…. BOAS NOTÍCIAS!!!

    A YONGNUO TEM ATUALIZAÇÕES DOS FLASHS, ATUALIZE QUE VAI VOLTAR FUNCIONAR NORMALMENTE.

    Eu por exemplo, tenho um YN600EX-RTII, em primeiro momento tb não funcionou na Canon T100 que acabei de comprar. Reparei que ele estava na versão 1.09 – entrei no site da YONGNUO e vi que tinha uma atualização. Atualizei para a última versão, a 1.37 e BINGO, funcionando perfeitamente em todos os modos…

    OBRIGADO CHINESES DA YONGNUO!!!!

    Lembrando que cada flash tem a sua atualização, procure a correspondente ao seu modelo de FLASH.

    ABRAÇO A TODOS!!!

    Resposta
    • Obrigado Maico.O blog não aceita links diretos para sites sem SLL, mas os leitores podem procurar as atualizações pelo Google. Um abraço!!

      Resposta
    • Juliana Castilho Nascimento

      Desculpa, mas sou muito leiga nesse assunto, tenho uma Canon TU , comprei o flash yuongnuo e não funcionou, aí vc falou sobre atualizar o flash, como faço isso? Não tenho a mínima ideia, se puder me explicar agradeço

      Resposta
    • Ana Emanuela

      qual é o site da yongnuo? estou tentando achar e não consigo

      Resposta
  • Gildeone Cândido Alves

    Tive esse problema no fim de semana. Fui fotografar uma festa da empresa e o flash era um sigma (que claro, não funcionou) e nao teve jeito, fui de flash embutido e fotos no modo manual…
    Hoje fui pesquisar e encontrei esse artigo! AH! Canon…! Ainda bem que eu tenho um flash da Canon. Agora é fazer a empresa comprar um tb.

    Valeu pelo artigo. Parabéns!

    Resposta
  • Pingback: Conheça a nova Canon Rebel T8i | Ricardo Hage

  • Gabriela Santos da silva

    Tenho uma canon t 100 E quero compra um yn600 ex como Fasso pra funcionar sem o pino q falta

    Resposta
  • Geis Gomes Farias

    Para resumir o assunto! A CANON T7, só funciona com FLASH TTL de terceiros, flash sem TTL de concorrentes não funciona?

    Resposta

Deixe uma resposta