Câmeras

Porquê a Sigma não faz lentes para câmeras Fujifilm

A Sigma é uma empresa muito famosa pelas lentes de boa qualidade que produz para equipar câmeras de outros fabricantes.

Esse é o caso das lentes Sigma para Canon, Nikon e mesmo Sony. Uma coisa que tem intrigado o mercado é o porquê da Sigma não fabricar versões de suas famosas lentes para câmeras da montagem X da Fujifilm.

Em uma recente entrevista para o site polonês Lenstip, Kazuto Yamaki, o CEO da Sigma, foi surpreendentemente transparente. Segundo ele:

Sigma
Kazuto Yamaki, CEO da Sigma

“Eu realmente gostaria de fabricar (lentes Fujifilm), mas nossos recursos são limitados e tudo é uma questão de prioridades. Eu realmente gostaria que pudéssemos criar uma lente para o sistema de montagem X. Mas atualmente, e apenas porque nossos recursos são limitados, não temos esse plano. Temos muitos projetos em andamento.”

Como a Sigma produz

Outra informação interessante que ele passou é sobre a quantidade de pessoas envolvidas num projeto desses. Eu particularmente fiquei surpreso com o que ele disse:

“Uma equipe típica consiste de 1 engenheiro projetista ótico, talvez 3 ou 4 engenheiros mecânicos, 1 ou 2 engenheiros de software e talvez 1 ou 2 engenheiros eletrônicos, portanto, não mais que 10 pessoas inicialmente. Nas próximas etapas mais especialistas se envolvem: vários engenheiros de protótipo e engenheiros de sistemas de produção, o que no total faz com que várias dezenas de pessoas sejam envolvidas na produção de uma nova lente. Se você adicionar a equipe de design da matriz de produção, creio que chegamos perto de 100 pessoas para o desenvolvimento desse tipo de produto.”

Operária da fabrica de lentes da Sigma no Japão

Pois é, imaginem o investimento necessário só em mão de obra especializada para produzir uma nova lente para câmeras com objetivas intercambiáveis. Isso sem contar que mesmo no Japão não deve ser tão fácil encontrar mão de obra assim. Que eu saiba a Sigma e outras empresas produtoras de lentes complementa a formação da maioria de seus funcionários internamente.

Possibilidades de uma lente Sigma X

O site Fujirumors destaca sobre o assunto alguns rumores que dizem que a Sigma precisaria ver um aumento de 20% nas vendas globais de câmeras da Fujifilm para começar a pensar mais seriamente no assunto.

Resumindo, os “recursos” de que fala Kazuto Yamaki seriam disponibilizados se houvesse mercado para isso. Outro detalhe interessante divulgado pelo site é que a Tokina, outro fabricante independente que já produziu lentes para a montagem X da Fujifilm, desistiu da produção por problemas de royalties.

Ou seja, a Fujifilm não faz muita questão de ter concorrentes produzindo lentes alternativas para o seu sistema fotográfico.

De qualquer maneira é bom lembrar que a Sigma não fabrica lentes mais baratas que as “originais” já faz tempo.

lentes L-Mount
Novas lentes e adaptador L-Mount da Sigma, mercado a ser explorado pela empresa

Na realidade a maior parte de sua lentes atualmente é considerada de alta qualidade e em alguns casos são mais sofisticadas que as produzidas pelos próprios fabricantes de câmeras.

De qualquer maneira são notícias interessantes para quem vive longe dos grandes centros produtores de equipamentos fotográficos. Adorei, hehehe!

E se você ficou curioso e quer saber mais da Sigma veja aqui os artigos que já publiquei sobre a empresa.

One thought on “Porquê a Sigma não faz lentes para câmeras Fujifilm

Deixe uma resposta