Câmeras

Nikon acredita no mercado de fotografia

Uma entrevista feita pelo site Imaging Resource com executivos da Nikon mostra que a empresa japonesa ainda acredita no mercado de fotografia.

A entrevista foi feita por Dave Etchells durante a feira CP+ em Yokohama, Japão. A Nikon surpreendeu o mundo ao lançar a Linha Z de câmeras Mirroless Fullframe e o foco da entrevista foi basicamente sobre esse novo momento da empresa.

Umas das primeiras perguntas tem a ver com as vendas. Afinal a Canon tem dito que acredita numa diminuição em 50% no mercado de câmeras com lentes intercambiáveis nos próximos dois anos.

Nikon Z
Nova linha Mirrorless Fullframe da Nikon

A Nikon não acredita nisso, dado o interesse que sua nova linha de câmeras tem alcançado.

Câmeras e mercado de fotografia

Aliás, caso você não saiba, o site Imaging Resource informa que o ano de 2009 marcou a morte das câmeras compactas, graças à revolução dos smartphones. Depois as câmeras com lentes intercambiáveis (DSLRs e Mirrorless) e as vendas de lentes atingiram o pico em 2012, caindo até 2016, mas aumentaram em 2017 e estabilizaram no ano passado. Dada a avalanche de grandes anúncios nos últimos oito meses, a previsão é de que 2019 verá um aumento líquido em volume de dinheiro. Talvez aja algum declínio nos próximos cinco anos. Mas o site concorda com a maioria dos fabricantes de que será uma queda modesta.

E bom lembrar que estamos falando do mercado internacional e não do Brasil, onde tudo é possível, hehehe.

Uma pergunta feita aos executivos é bem técnica e tem a ver com as possibilidades de novos designs de lentes com a montagem (o encaixe) da Linha Z.

Novidades da Nikon

Uma das novas objetivas lançadas, a Nikkor Z 14-30mm f/4 S, chama a atenção pois mesmo sendo do tipo Zoom Grande Angular consegue ter espaço para o encaixe de filtros. Isso é uma novidade pois a anterior Nikkor AF-S 14-24mm F2.8G ED, um design típico de lente DSLR, não contava com isso. Como tinha um elemento frontal muito curvo e protuberante, era impossível o uso de filtros em frente à lente.

mercado de fotografia
Esquema das lentes AF-S 14-24mm (esq) e Z 14-30mm (dir) mais simples e eficiente

Os executivos explicaram que as características da nova montagem foram projetadas para permitir coisas que antes não podiam ser feitas. Isso se dá basicamente pela distância de flange mais curta e design simétrico. Isso ajuda na correção da aberração também.

Novas versões Z mount das tradicionais lentes Zoom 14-24mm, 24-70mm e 70-200mm f/2.8 de Montagem F serão lançadas em breve.

A entrevista toca também na questão do Foco Automático nas Mirrorless. A Nikon está interessada em levar essa função ao máximo de desempenho em vídeo também.

Resolvendo problemas antigos

O editor nota que parece que as lentes Z Mount são projetadas para não ter o chamado “Focus Breathing”. Esse efeito muda um pouco o tamanho final da imagem de acordo com o ajuste de foco. Em fotografia de stills isso quase não é notado. Já em vídeo o efeito é claro e pode comprometer a qualidade da filmagem.

mercado de fotografia
Diferença de montagem de lentes entre a Linha F e a nova Montagem Z da Nikon

Ah, e outro ponto importante que o editor do site coloca em questão. A Nikon parece estar querendo resolver o problema do “Focus Hunt” (caça ao foco). Esse efeito faz com que a lente de foco automático fique indo para frente e para trás. Move-se constantemente e volta novamente na mesma posição. A lente não se fixa em uma única configuração focal correta. Segundo o editor esse é um problema mais do sistema de AF na câmera do que das lentes. Eu acho muito irritante… E quem faz vídeo prefere usar o foco manual do que correr o risco de filmar essa indecisão constante, digamos assim…

O futuro da Nikon

É por isso que a entrevista termina falando das possibilidades dos sistemas de Auto Foco. A Nikon está comprometida a fazer com que suas câmeras Mirrroless tenham um desempenho igual ou superior ao Foco Automáticos das DSLRs tradicionais da marca, que são muito precisas.

Nikon Z
Lançamentos do Novo sistema Mirrorless Fulframe da Nikon

Bom, de qualquer maneira mesmo após sua saída oficial do Brasil, a Nikon continua sendo vendida por aqui. A base de usuários da marca em nosso mercado de fotografia é grande. A assistência técnica especializada (mas não mais autorizada) também existe. Você pode continuar usando as suas lentes de Montagem F na Linha Z utilizando o adaptador FTZ da Nikon.

O que mais você quer, hehehe!

E se você quiser ver a entrevista completa no site Imaging Resource em inglês, clique aqui.

Deixe uma resposta