Câmeras

Sony E-Mount não foi feita para sensores Fullframe

Você sabia que o sistema Sony E-Mount de lentes intercambiáveis não foi projetado para sensores Fullframe? Nem eu…

Vamos por partes então! Em primeiro lugar é preciso entender que um sistema de montagem de lentes é um formato de design que padroniza a forma como câmeras se acoplam e se comunicam eletronicamente com lentes intercambiáveis.

Cada marca ou consórcio de marcas tem o seu sistema, obrigando o usuário a usar suas próprias lentes ou objetivas de terceiros que só podem ser usadas nessas mesmas câmeras. Dependendo das dimensões da montagem é possível utilizar sensores digitais maiores ou menores, como por exemplo sensores APS-C (menores) ou do tipo Fullframe (maiores).

Sony E-Mount
Comparação entre Sony E-mount e novas montagens de lentes da Nikon e Canon

Pois bem, o que se descobriu agora é que a Sony, que fabrica a linha de câmeras Mirrorless Fulframe de maior sucesso no mercado, usa uma gambiarra para fazer com que essas câmeras usem o seu sistema de lentes Sony E-Mount.

 

Sobre a Sony E-Mount

Quem disse isso foi a concorrente Leica. A afirmação foi feita em entrevista ao Forum Red Dot durante a feira Photokina 2018. A informação saiu da boca de Stephan Schulz, chefe de produtos profissionais da marca Alemã.

Sony E-Mount
Camera NEX com sensor APS-C (esq.) e Sony A com sensor Fullframe (Dir.)

Quando perguntado sobre a diferença entre as montagem de lentes das empresas Schulz disse que “Existe uma grande diferença entre a L-mount e a Sony E-mount. Eles lançaram a montagem E com o sistema NEX, que usava sensores APS-C, mas a Sony não pensava ainda em usar sensores Fullframe em suas câmeras naquele tempo. Por causa disso eles enfrentaram alguns desafios para fazer as lentes trabalharem com câmeras Fullframe. Já a L-mount da Leica é muito maior o que nos dá maior flexibilidade de projeto.”

O que está por trás dessa conversa toda é um discurso que feito convencer o publico de que as lentes da montagem L da Leica podem oferecer melhor qualidade de imagem e mais possibilidades técnicas.

Comparação entre várias montagens de lentes

Se você olhar bem vai reparar que a Sony E-mount faz com que o sensor Fullframe seja levemente “cortado” nos cantos do circulo do encaixe da lente. Isso faz com que nem toda a área do sensor possa ser utilizada. Nas outras montagens o sensor tem mais espaço, não sendo portanto “clipado”, o que seria uma grande vantagem.

É bom lembrar também que a montagem L-mount é o centro da uma nova aliança entre Leica, Panasonic e Sigma, que se comprometeram a desenvolver novas câmeras mirrorless Fullframe e APS-C para lentes projetadas com base nesse tipo de montagem.

De qualquer maneira a montagem da Sony permite câmeras menores, com design mais leve, e vai ser preciso ver como a “Guerra das Mirrorless” vai se desenvolver para saber o que o público vai achar. Aguarde…

One thought on “Sony E-Mount não foi feita para sensores Fullframe

Deixe uma resposta