Tutoriais

Tudo sobre ISO e Exposição na fotografia

Todo fotógrafo sabe que a sensibilidade ISO de uma câmera digital é muito importante. Mas talvez exista muita informação errada sobre o assunto.

Foi por isso que achei o vídeo de Chris Lee publicado recentemente muito interessante. Nele é explicado o que a sensibilidade ISO é e o que ela não é!

A sigla ISO vem do nome da International Standardization Organization, ou Organização Internacional de Normalização, em bom português. A ISO, fundada em 1946 por vários países, cria normas para uma série de produtos e padrões de todo tipo. O padrão de sensibilidade ISO para filmes analógicos substitui o antigo padrão ASA, produzido pela American Standardization Organization.

ISO
Mesmo o trabalho em estúdio precisa de uma compreensão do que é ISO

Tudo sobre ISO e Exposição

Segundo Lee, esse é provavelmente um dos termos mais incompreendidos no que se refere à fotografia digital. Muita gente acredita que a sensibilidade ISO está diretamente ligada à sensibilidade dos filmes analógicos tradicionais. Isso até cria algumas simplificações bastante úteis, mas que são enganosas se mal compreendidas.

Uma dessas simplificações seria a de que aumentar a sensibilidade aumenta a exposição à luz sem alterar a velocidade do obturador ou a abertura. Não é bem assim…

E outra confusão é de que aumentar a ISO da câmera “aumenta a sensibilidade do sensor à luz”.

ISO
Still do vídeo com Chris Lee mostrando o triangulo de exposição

Tecnicamente nenhuma dessas afirmações está correta, apesar de nos ajudarem a configurar melhor nossas câmeras para determinadas situações de iluminação.

Explicando o assunto

Segundo Lee, “ISO é um botão de ganho (de sinal). É uma amplificação elétrica que é feita depois que sua câmera termina de coletar luz. Não tem impacto na quantidade de luz que o sensor da câmera podem reunir durante uma determinada exposição e, portanto, não tem conexão direta com a própria exposição, apesar de fazer parte do triângulo da exposição”.

ISO dial
Tem gente que fica girando o botão de ISO da câmera o tempo todo…

E ainda por cima esse ganho de sinal é do tipo analógico. É feito antes que o sensor mande o sinal captado para os conversores analógicos/digitais (ADCs) da câmera, para só então ser produzida uma imagem. É por isso que cada fabricante de câmeras tem perfomance diferente ao tratar a sensibilidade ISO. O segredo está no projeto de seus processadores!

O vídeo de 12 minutos publicado no canal pal2tech é bem didático e cheio de exemplos, desenhos e metáforas para facilitar a compreensão desse aspecto tão importante da fotografia digital.

Pode não ser algo que vá mudar a forma como você fotografa mas sempre é bom saber mais sobre como a sensibilidade ISO funciona.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Tudo sobre ISO e Exposição na fotografia

Deixe uma resposta