Câmeras

Entenda o ISO baixo estendido nas câmeras Fujifilm

Se você fotografa com câmeras digitais já deve ter ouvido falar da tal da sensibilidade ISO estendida. Eu confesso que achava que essa configuração significava que o fabricante da câmera até disponibilizava mais sensibilidade, mas não garantia a qualidade do resultado.

Parece que eu estava errado, pelo menos em relação a câmeras digitais como as Fujifilm X-T3 and X-T4…

Num artigo anterior eu divulguei um vídeo em que o fotógrafo Chris Lee dissecou a sensibilidade ISO das câmeras digitais. Como muita gente perguntou sobre a tal configuração de ISO estendida (extended ISO), ele resolveu publicar outro vídeo.

ISO baixo
Still do vídeo com Chris Lee

Por enquanto ele resolveu tratar da configuração L do botão de ISO das câmeras da Fujifilm. Essa é a configuração estendida de baixo ISO dessas câmeras.

Entendendo o ISO estendido

Lee explica que a configuração de ISO baixo estendido funciona em primeiro lugar capturando uma imagem no ISO base, o menor valor real que o equipamento oferece no sensor. Depois a imagem é processada na câmera diminuindo a exposição em um terço, dois terços e um “stop” (parada ou ponto de exposição) completo, dependendo do valor da Configuração Baixa estendida que você está usando.

Então, por exemplo, vejamos o que acontece se o valor de sensibilidade básico da sua câmera for ISO 160 e você configurar o equipamento para ISO 80 estendido.

ISO
Tela de configuração do ISO mínimo da Fujifilm X-T3

Para quem fotografa em RAW dá na mesma, hehehe. Como esse tipo de arquivo grava toda a informação de imagem, você conseguiria produzir o mesmo resultado final da câmera na pós-produção. Bastaria abrir o arquivo no seu editor de fotos preferido e colocar o controle de exposição vários pontos abaixo.

Agora, se você está usando um dos modos de exposição automática e arquivos JPG, a câmera realmente vai super expor sua foto em uma parada. Isso acontece porque ela estará simulando o que aconteceria se a sensibilidade usada fosse um ponto final menor do que realmente é. Depois o processador da câmera, rapidamente, gera uma imagem corrigida.

ISO baixo
Still do vídeo com comparação das altas luzes e sombras

Esse processamento todo pode produzir sombras com mais detalhes, mas pode aumentar as altas-luzes e o ruído da imagem.

Porquê usar a sensibilidade estendida

Bom, mas para quê isso, se é possível conseguir o mesmo na pós produção usando um desses “Photoshops” da vida?

No caso das câmeras da Fujifilm, essa é uma maneira mais fácil de conseguir mais sensibilidade utilizando os modos de simulação de filmes dessa marca. O resultado dessas simulações é sempre gravado em JPG, e este tipo de arquivo não é editável “na alma” como uma arquivo RAW.

Nos outros equipamentos é uma maneira de quem fotografa somente em JPG (por quê não?) conseguir o mesmo resultado direto no arquivo. Dependendo do fabricante, pode ser um resultado muito bom!

ISO baixo
Still do vídeo com comparação ampliada de detalhes no ISO estendido

Bom, resumindo, se você fotografa sempre em RAW para processar a imagem depois no PC, não há porquê usar o ISO estendido de uma câmera digital.

Agora, se você precisa da imagem em JPG para compartilhar rapidamente ou não gosta dessa história de pós-produção, a configuração de ISO estendida pode ser a salvação.

O engraçado é que esse vídeo de 5:35 minutos do Chris Lee acabou com a minha ilusão de que uma câmera digital que apresenta ISO baixo estendido seja melhor do que uma outra que não tenha esse tipo de “invencionice”, hehehe. Que chato…

Deixe uma resposta