Câmeras

Lentes Canon com Defocus Smoothing valem a pena?

Recentemente a Canon lançou para suas lentes uma nova tecnologia chamada Defocus Smoothing ou DS. Objetivas desse tipo tem agora um novo “coating” (revestimento) que melhora a qualidade do desfoque de profundidade de campo, o famoso “bokeh”.

Esse revestimento aumenta o preço das objetivas de maneira muito significativa. Por exemplo, a diferença de preço entre uma lente Canon RF 85mm f/1.2L sem DS para outra com o revestimento é de cerca de US$ 300,00 dólares! Isso vale a pena?

Defocus Smoothing
Lente Canon RF 85mm f1/2 L DS com Defocus Smoothing

Foi para responder essa questão que Alex Barrera, um fotógrafo especializado em retratos, colocou em comparação essas duas versões de lentes da série L da Canon.

Testando o Defocus Smoothing

Defocus Smoothing
Still do vídeo

Em um vídeo de 5:40 minutos publicado em seu canal do Youtube, Barrera mostra sua experiência e algumas particularidades da versão DS da Canon RF 85mm f/1.2L. Falando nisso é preciso lembrar que esse revestimento diminui até 1,5 “stops” de luz quando você fotografa com o diafragma todo aberto. Ou seja, sua lente fica menos luminosa que a versão sem revestimento DS.

No entanto Barrera diz que apesar disso não houve diferença de desempenho do foco automático com pouca luz entre as duas versões da lente. Isso pode ser um resultado das recentes atualizações nos sistemas AF das câmeras mirroless da linha R.

Defocus Smoothing
Comparação de AF na lente com Defocus Smoothing

No final das contas o fotógrafo avalia que o valor extra cobrado pela Canon RF 85mm f/1.2L DS (com Defocus Smoothing) vale a pena para fotografia de retratos.

Um detalhe importante: as diferenças são muito sutis e talvez escolher entre uma lente RF com ou sem Defocus Smoothing seja mais uma questão de gosto. Pense nisso…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta