Inspire-se

Um site para conhecer filmes fotográficos

Se você tem interesse em usar filmes fotográficos precisa conhecer o site Filmtypes.com. Nele você pode explorar as características de todo tipo de filme atualmente no mercado.

Além disso é possível comparar os diferentes tipos de filme e saber para o que eles são projetados. O site é tão completo que mostra uma coleção de imagens obtidas por cada filme em particular e mostra links de resenhas e avaliações sobre o produto feito por outros sites. O que mais você quer?

filmes fotográficos
Página de detalhamento de filme do site Filmtypes.com

Atualmente quase 50 tipos de filmes fotográficos estão catalogados e podem ser selecionados por marca, tipo (colorido ou P&B), contraste, tipo de grão e sensibilidade ISO.

O Filmtypes.com foi desenvolvido pelo fotógrafo amador Austríaco Dominik Sobe. Há poucas informações sobre ele, mas pelo que descobri ele deve ser um jovem que estuda administração e Negócios na Universidade de Innsbruck.

Segundo Dominik, a ideia é produzir informações sobre a fotografia analógica de maneira a facilitar a entrada de novos fotógrafos nesse campo.

Descobrindo os filmes fotográficos

O Filmtypes.com surgiu por necessidade própria e é perfeito para quem se interessa pela fotografia analógica.

filmes fotográficos
Pop up mostrando foto obtida com um determinado tipo de filme

Diz ele que: “Quando entrei na fotografia analógica, tive dificuldade em descobrir quais filmes eu deveria comprar. A beleza do filme é que cada emulsão tem características próprias que o diferenciam das demais. Embora já existam ótimos blogs sobre fotografia de filmes e, particularmente, artigos sobre estoques disponíveis do produto, há pouco ou nada por aí que ajude as pessoas a encontrar o filme certo de uma maneira simples. O Filmtypes ajuda iniciantes e pessoas que já fotografam em filme a se educarem sobre a variedade de emulsões, mostrando as características, exemplos de fotos, resenhas escritas e de vídeo, além de oferecer a eles uma maneira de participar de discussões sobre o assunto.”

E para que o site sempre esteja atualizado, suas páginas buscam automaticamente no Flickr novas imagens marcadas como obtidas por cada determinado filme. Até mesmo uma foto que você tenha obtido com um determinado filme pode parar lá, hehehe!

Visite o Filmtypes.com e aprenda mais sobre filmes fotográficos. O site está em inglês mas mesmo para quem não entende essa língua é divertido navegar por suas páginas. Aproveite!

Veja também o video de apresentação publicado no canal Filmtypes.

One thought on “Um site para conhecer filmes fotográficos

Deixe uma resposta