Inspire-se

5 motivos porquê suas fotos nunca são premiadas

Você já se perguntou porquê suas fotos nunca são premiadas em concursos fotográficos? É verdade que no Brasil já não existem tantos desses concursos, mas com a Internet ficou muito mais fácil participar das premiações internacionais.

No entanto conheço muita gente (e me incluo nisso) que nunca ganha nada mesmo inscrevendo suas melhores imagens nos concursos. O que será que acontece?

Um vídeo do fotógrafo Zack Arias publicado no Youtube se propõe a resolver o problema. Arias tem mais de 20 anos de experiência tanto como ganhador de concursos quanto como julgador, e ele conta como são os bastidores dessas escolhas.

porquê suas fotos nunca são premiadas
Still do vídeo de Zack Arias

Segundo ele existem sempre 5 principais razões para suas fotos nunca ganharem algum premio.

Você colocou sua foto na categoria errada

Pois é, na grande maioria dos concursos é você que escolhe em que categoria quer inscrever sua imagem. Isso é um problema quando, por exemplo, você resolve inscrever aquela sua foto fantástica obtida num jogo de futebol numa categoria mais conceitual, como alguma que tenha a ver com temas motivacionais ou mesmo artísticos.

Não que isso não possa ter sentido, mas normalmente o papel de quem julga num concursos desses não é o de reclassificar uma imagem. E aí você fica de fora…

Seus clientes não são jurados

Não é porque seus clientes gostam do seu trabalho que os julgadores de um concurso também vão gostar. Na realidade na maioria dos casos eles não vão ter nenhuma ligação emocional, ou mesmo financeira, com seu trabalho, coisa que os clientes sempre tem.

Então pense que o julgamento de um concurso é feito sempre pela imagem em si, e não pelo contexto todo do trabalho. A não ser que você já seja famoso, hehehe!

Finalista do concurso Hasselblad Masters em 2018

Você segue tendências fotográficas

Se você está fotografando dentro do que poderíamos chamar de tendências de imagens ou estilos atuais que já ganharam concursos antes, corre o risco de já estar se inscrevendo para perder.

O problema é que os juízes vão sempre procurar aquilo que surpreende, que mostra talvez uma nova tendência fotográfica. Bom, pelo menos isso acontece nos concursos internacionais, porquê aqui em nosso país os julgadores de concursos são sempre muito tradicionais, só ganha o que já foi visto antes, hehehe.

Você fotografa só pensando nos concursos

Arias diz que, por experiência, percebe que pessoas que fotografam para agradar a elas mesmas acabam agradando mais ao próprios julgadores dos concursos.

Talvez isso ocorra, penso eu, porquê uma produção artística significativa vem sempre de um interesse autêntico do próprio artista, e não como uma imposição do mercado, de um diretor de arte, ou mesmo de seus professores.

Shot on iPhone
Imagem de Alex Jiang, EUA, ganhadora do concurso Shot on iPhone 2019

É claro que o mercado é importante e que você, caso seja profissional, tem que entregar o que seus clientes pedem. Mas como já vimos, clientes não julgam concursos fotográficos…acho!

Sua emoções não acompanham a foto

Zack Arias diz que suas conexões emocionais com suas imagens nunca vão ser levadas em conta em um concurso. O que ele quer dizer é que não se ganha um prêmio fotográfico apenas porque sua foto é significativa unicamente para você.

Como exemplo ele diz que uma imagem significativa para o fotógrafo necessariamente pode não ter nível técnico suficiente para participar de um concurso.

prêmio fotográfico
foto de Yongqing Bao ganhadora do Wildlife Photographer of the Year 2019

Eu me lembrei de uma das primeiras imagens noturnas que tirei com uma câmera digital com relativo sucesso. Do ponto de vista técnico era uma desgraça e do ponto de vista expressivo também, mas fiquei tão contente com o resultado que mandei para um concurso. Até hoje me sinto injustiçado, hehehe!

Porquê suas fotos nunca são premiadas…

O vídeo de Arias é longo, e é um monólogo de 25 minutos em inglês, mas segundo o site Petapixel.com é interessante prestar atenção aos primeiros 9 minutos, onde o fotógrafo descreve suas reações ao ter suas fotos rapidamente rejeitadas em um dos primeiros concursos fotográficos de que participou.

Talvez você se reconheça nele…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta