CâmerasNotícias

Canon vai lançar EOS Rs de 75 Megapixels?

Rumores sobre uma nova câmera Mirrorless Full Frame da Canon com 75 Megapixels acabam de pipocar na blogosfera. A câmera seria chamada de EOS Rs, uma referência ao mercado que a atual DSLR Canon 5Ds ocupa.

Foi o site Canon Rumors que divulgou a notícia, afirmando que sua fonte havia fotografado com um protótipo funcional dessa nova câmera. A EOS Rs, pelo visto, parece que será anunciada em fevereiro de 2020. Será?

Pelas especificações que foram vazadas, essa câmera veio para competir com a Sony A7R IV, uma Mirrorless Full Frame de 61 Megapixels.

Mirrorless Fullframe
A nova EOS Rs terá provavelmente um design parecido com a atual EOS R

Vejamos as especificações que o Canon Rumors divulgou até agora:

Sensor: 75 Megapixels full-frame do tipo CMOS;
Especialidade do sensor: alto alcance dinâmico;
Velocidade de disparo: similar a outras câmeras EOS R;
Processador: DIGIC 9;
Armazenamento: dois slots para cartões (Dual Card);
Controle: por Joystick, idêntico ao da EOS-1D X Mark III;
Visor Eletrônico: maior e com mais resolução que o da câmera EOS R;
Visor traseiro: LCD totalmente articulado;
Resistência a Intempéries: total;
Design: Similar a da linha EOS R.

Quem precisa de 75 Megapixels?

Como se vê, essa não é uma câmera para qualquer um. Atualmente poucos profissionais ou fotógrafos entusiastas necessitam uma câmera assim. Na realidade a Canon parece estar tentando ocupar todos os nichos possíveis com a sua linha Mirrorless Fullframe, coisa que a Sony já fez faz tempo.

Apenas como exemplo, uma câmera com essa resolução pode ser importante para fotógrafos de Paisagens, de Fine Art e talvez, em alguns casos, de Moda ou publicidade.

Sony A7R IV
A Sony A7R IV deverá ter na EOS Rs uma concorrente de respeito

Os arquivos, principalmente os gravados em formato RAW, ficam enormes e pesados, difíceis e demorados de editar. Mas que existe esse mercado, ele existe…

É bom lembrar também dos celulares que, apesar de seu sensor diminuto, já estão chegando na casa dos 100 Megapixels de resolução. Eu não sei para quê, mas vai ter gente que vai achar uma necessidade para tanta resolução. Sempre foi assim, hehehe.

Então, por enquanto, vamos aguardar a nova (e provável) Canon EOS Rs! E se você quiser entender um pouco como esses rumores aparecem, leia o artigo que publiquei sobre o assunto.

Deixe uma resposta