Câmeras

Canon EOS Ra, uma câmera para Astrofotografia

A Canon anunciou sem estardalhaço a EOS Ra, uma câmera voltada para a fotografia do céu noturno. O lançamento desse tipo de câmera não é uma coisa tão incomum assim. Esse foi o caso, por exemplo, da DSLR Nikon D810a.

A novidade agora é que a Canon EOS Ra é a primeira câmera do tipo Mirrorless Full Frame a ser lançada nesse nicho específico.

E se você está achando que ela tem mais sensibilidade ISO que a Canon EOS R na qual é baseada, está muito enganado. Ela usa o mesmo sensor CMOS de 30 Megapixels, tem o mesmo corpo da câmera, o mesmo tipo RF de montagem de lentes e a mesma resolução do Visor Eletrônico e tela traseira. Então o que muda para ela ser uma câmera para Astrofotografia?

Canon EOS Ra
O design da EOS Ra é o mesmo da Canon EOS R

Sobre a Canon EOS Ra

Segundo a Canon a nova EOS Ra vem equipada com um filtro IR (Infra Vermelho) especialmente projetado. Ele foi modificado para permitir uma transmissão de luz quatro vezes maior do que um filtro normal.

Isso ocorre em um comprimento de onda de 656nm, que é o mesmo dos chamados H-alpha ou Raios Alfa de Hidrogênio. Essa é uma emissão de luz típica de objetos celestes, como as estrelas.

Como exemplo a empresa diz que o uso do filtro permite uma captação melhor de raios infravermelhos emitidos por nebulosas. E isso se faz sem sem a necessidade de objetivas ou acessórios especializados.

Canon EOS Ra
Exemplos de fotos obtidas com a Canon EOS Ra

E outra diferença importante é que a Canon EOS Ra permite uma ampliação de auxílio de 30 vezes no Visor Eletrônico e no LCD traseiro. Isso é usado para ajudar a focar com precisão imagens localizadas no céu profundo.

Eu adoraria essa função em câmeras convencionais. Para quem não enxerga nada ia ser ótimo, hehehe!

E eu fico me perguntando que tipo de objetiva usar com essa câmera para aproximar tanto os astros assim…

Só para Astrofotógrafos

Falando nisso, usar a nova câmera em cenários comuns não é boa ideia. A Canon não divulgou exemplos, mas parece que o novo filtro cria imagens estranhas sob iluminação terrestre, digamos assim.

Provavelmente a câmera tenha dificuldade em calcular corretamente a exposição. Além disso deve haver modificação de cores, já que o filtro IR em uma câmera é responsável por eliminar este tipo de distorção.

Canon EOS Ra

Além disso, a Canon EOS Ra vai custar cerca de US$ 2.500,00 dólares, o que é bem acima dos US$ 1.800,00 dólares da EOS R convencional. Realmente ela só vale a pena se você vive fotografando (e só fotografando) o céu noturno.

A câmera já está em pré venda em algumas lojas on-line internacionais e deve começar a ser entregue ainda em Dezembro. Prepare-se!

Deixe uma resposta