celulares e smartphones

Uma câmera manual para seu smartphone

Todo fotógrafo já ouviu falar das maravilhas de uma câmera manual, daquelas em que tudo tem que ser configurado pelo usuário.

É engraçado pensar que, enquanto a tecnologia sempre perseguiu a melhor automatização, tem gente buscando fotografar em modo manual.

Bom, se você quer aprender como as configurações de uma câmera atuam sobre o resultado final da fotografia, é melhor usar o Modo Manual. E se você quer fazer isso em um smartphone é melhor usar o Moment Pro.

câmera manual
Telas do aplicativo Moment Pro

Esse aplicativo para smartphones com Android e IOS foi pensando para dar ao usuário os controles manuais necessários para manipular a exposição, o foco e o enquadramento de uma imagem.

Os controles manuais para Exposição, sensibilidade ISO, velocidade do obturador, foco e balanço de branco estão disponíveis para vários modelos de smartphones. Já algumas funções específicas como perfis de cores diferentes, medidor de áudio de canal duplo e controle total sobre a qualidade do vídeo alterando suas taxas de bits só estão disponíveis para alguns iPhones.

câmera manual
Outras telas com funções do Moment Pro

Outras funções interessantes são a gravação de imagens em RAW, inclusive com disparo contínuo e o histograma de cores ao vivo na tela do smartphone.

Uma boa câmera manual?

Bem, em primeiro lugar o aplicativo Moment Pro é pago. Ele custa R$14,99 na loja do Google Play e R$22,90 na App Store da Apple. O problema é que não existe versão grátis de demonstração do aplicativo. Assim fica difícil saber se ele vale a pena ou não. Além disso existem outros aplicativos concorrentes mais baratos…

Quanto aos comentários de usuários na Google Play, eles são conflitantes. Alguns falam muito bem do Momento Pro, enquanto outros dizem que nem conseguiram ativar o aplicativo.

Já na App Store para IOS os comentários são muito mais positivos. Imagino que o aplicativo seja mais facilmente desenvolvido para a plataforma da Apple pois o hardware dos iPhones é restrito e melhor conhecido.

câmera manual
Telas com função de Focus Peaking no aplicativo

O que quero dizer é que existem milhares de configurações diferentes de smartphones com Android. Cada um deles tem um hardware diferente e fica meio difícil desenvolver um aplicativo que configura coisas tão complexas como as funções da câmera em todos os modelos de smartphones existentes.

Bem, a dica está dada. Se você quiser testar o Moment Pro me avise o que achou. Eu ainda estou pensando se vale a pena, hehehe.

Se você quiser saber mais veja o vídeo de 3:00 minutos que a Moment publicou em seu canal. Dá para ter uma boa ideia de como o aplicativo funciona.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta