Câmeras

Conheça a Panasonic Lumix DC-FZ1000 II

A câmera Lumix DC-FZ1000 II é a atualização da linha de equipamentos do tipo Superzoom Avançado da Panasonic.

A primeira versão da FZ1000 foi lançada em 2014 e era tão sofisticada para a época que sua segunda versão, anunciada em Fevereiro último, vem com poucas novidades. Para falar a verdade talvez nem fosse preciso uma atualização, mas a Panasonic é conhecida por sempre querer renovar sua linha.

Lumix DC-FZ1000 II
Lumix DC-FZ1000 II

Voltando ao assunto, a Lumix DC-FZ1000 II tem um sensor de 1″ polegada que conta com de 20 Megapixels de resolução. A lente zoom do tipo LEICA DC é equivalente a 25-400 mm, com abertura variável entre f/2.8-4.0 e estabilização ótica de imagem híbrida com 5 eixos (O.I.S.+). Essa configuração torna a objetiva da FZ1000 II bastante luminosa, além de versátil em qualquer situação.

A sensibilidade vai de ISO 125 a 12800 em modo normal e 80 a 25600 em modo expandido.

Lumix DC-FZ1000 II
Detalhe do visor eletrônico da FZ1000 II

Mais detalhes

A tela traseira tem 2.36 milhões de pontos e é completamente articulada. O visor eletrônico é significantemente maior que o da versão anterior da câmera, tornando seu uso mais agradável.

Aliás, a bateria está dimensionada para 440 disparos por carga quando se trabalha com o LCD traseiro e 290 disparos ao utilizar o Visor Eletrônico.

Lumix DC-FZ1000 II
Exemplo do modo Sequence Composition

A câmera pode dispar continuamente até 20 fotos usando Auto Foco, durante o máximo de 7 quadros por segundo. A velocidade máxima do obturador é de 1/4000 segundos. A captura de vídeo em UHD 4K / 30p e a conectividade por Wi-Fi e Bluetooth completam o pacote.

O design da câmera conta também com um anel programável ao redor da objetiva para acionamento de zoom ou foco. O novo modo Compose Assist diminui automaticamente o zoom para que o fotógrafo possa localizar e recompor seu assunto.

As imagens podem ser gravadas em JPG e em RAW, o que dá muito mais flexibilidade na pós-produção das fotos.

Impressões sobre a Lumix DC-FZ1000 II

A Panasonic Lumix DC-FZ1000 II é uma câmera “topo de linha” na categoria “bridge”, e portanto tem um preço relativamente alto. Ela já está à venda no mercado internacional por cerca de US$ 900,00 dólares.

As primeiras imagens obtidas pela câmera que começam a aparecer nas redes mostram resultados bastante consistentes.

Muitas imagens mostram cores e definição de imagem típicas de uma DSLR. Eu mesmo achei o resultado muito bom, apesar de alguns comentaristas terem notado “artefatos” (pequenos defeitos) em algumas das imagens analisadas.

Lumix DC-FZ1000 II
Foto obtida com a Lumix DC-FZ1000 II

Eu particularmente gosto deste tipo de câmera. O sensor relativamente menor propicia um ganho de zoom que seria impossível em câmeras de lentes intercambiáveis com sensor maior. Este é segredo, por exemplo, das superzoom Nikon P900 e Nikon P1000. Mesmo assim a Panasonic Lumix DC-FZ1000 II ganha no quesito qualidade de imagem.

No Brasil até é possível encontrar algumas câmeras desse tipo à venda, principalmente as da Nikon e Sony, então deve haver algum mercado para a Panasonic e sua nova superzoom entre nós.

Enquanto o novo lançamento não chega por aqui, veja o vídeo promocional que a Panasonic publicou em seu canal.

Deixe uma resposta