Tutoriais

Usando um Flash com a luz do dia

Usar um flash com a luz do dia parece algo meio estranho, mas essa é uma técnica fotográfica que resolve alguns problemas muito comuns.

Questões como os de excesso de sombras, constrastes muito evidentes e até mesmo de cor podem ser atenuados com o uso de um flash externo.

Foi para mostrar como fazer isso que o fotógrafo Manny Ortiz publicou um vídeo de apenas 5:00 minutos.

Flash com a luz do dia
Still do vídeo de Manny Ortiz

Usando um terraço aberto como locação, Ortiz posicionou sua modelo sob a luz de um dia nublado. Com um flash na câmera e outro em um tripé com um modificador, o fotógrafo mostra rapidamente o que pode ser conseguido numa sessão de retratos.

Flash com a luz do dia
Um dos resultados obtidos no tutorial

Eu particularmente acho que os resultados seriam mais evidentes se o céu estivesse aberto, com luz bem direta. Mas o tutorial ajuda bastante quem nunca imaginou que fosse possível usar Flash com a luz do dia.

Aliás, se você quer aprender mais sobre iluminação para fotografia, veja aqui os artigos que já publiquei sobre o assunto.

Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta