Câmeras

Comparando a Fujifilm X-T30 e a Sony a6400

Se você está procurando uma câmera mirrorless compacta e de alta qualidade já deve ter se deparado com a Fujifilm X-T30 e a Sony a6400.

Essas câmeras, com sensor APS-C e lançadas recentemente, estão fazendo muito sucesso. Isso se deve principalmente por causa do preço por volta de US$800,00 dólares e da tecnologia embarcada nas câmeras.

Os apresentadores do canal Dpreview.com acabaram de fazer uma análise comparativa entre a Fujifilm X-T30 e a Sony a6400. O vídeo de 10:00 minutos é muito interessante e pode fazer você se interessar mais por esse tipo de câmera.

Segundo o site Fujirumors.com (que tem suas preferências) as descobertas mais importantes feitas pelos apresentadores Chris e Jordan são as seguintes. Se você está com preguiça de ver o vídeo ou não gosta de usar a tradução automática, veja abaixo o que eles descobriram.

Mercado: as duas câmeras vencem

A grande maioria das pessoas compra câmeras com sensor APS-C e não as do tipo Full Frame, pois ainda não há oferta dessa tecnologia nessa faixa de mercado. Mesmo a Canon EOS RP ainda está numa categoria de preço superior. É por isso que as duas câmeras são as melhores desse mercado.

Ergonomia e Controles: o vencedor é a Fujifilm X-T30

A maior vantagem para a Fujifilm X-T30 são os controles rotativos e a ergonomia. Os controles frontais e traseiros da Fujifilm X-T30 são, segundo o teste, muito mais fáceis de usar do que os da Sony a6400. O joystick da Fujifilm X-T30 é mais fácil de usar do que o joystick da Sony a6400. No entanto a Sony a6400 é resistente às intempéries e a Fuji X-T30 não.

Auto foco: o vencedor é a Sony a6400

Para fotografia tradicional, de “stills”, a Fujifilm X-T30 melhorou muito em comparação com a anterior X-T20, contando agora com uma detecção de rosto/olhos muito útil. Desde que o assunto esteja bastante próximo o rastreamento de foco não é lento.
Já a Sony A6400 possui o melhor sistema de autofoco de todas as câmeras APS-C. O rastreamento em tempo real é simples e intuitivo, e alterna entre o rastreamento automático e o AF por detecção de rosto/olhos.
Na gravação de vídeos a Fujifilm X-T30 melhorou muito, com bons resultados, principalmente se você personalizar o AF para cada situação.
O Auto Foco de vídeo da Sony a6400 é suave, preciso e funciona bem mesmo em suas configurações padrão.

Fujifilm X-T30 e a Sony a6400
Jpg da Sony a6400. Parece bom mas podia ser melhor.

Qualidade da imagem: um empate

Os perfis de cores da Sony a6400 são difíceis de aplicar enquanto as conhecidas cores e simulações de filme da Fujifilm X-T30 são ótimas e divertidas de usar. Além disso, na Fujifilm X-T30, você pode alterar a simulação de filme com o conversor RAW interno na própria câmera.
Segundo a comparação, a Fujifilm X-T30 apresenta imagens com os melhores tons de pele. Também nela é mais fácil obter cores perfeitas.
É bom lembrar que o sensor da Fuji é mais recente, tem leitura mais rápida, e portanto apresenta menor efeito “Rolling Shutter”. Nesse cado ela é perfeita no uso do obturador silencioso em vídeo.

Fujifilm X-T30 e a Sony a6400
Still do vídeo com página do teste de estúdio da Dpreview.com

No entanto a Sony tem um desempenho ligeiramente melhor em baixa luminosidade e alta sensibilidade.
Apesar de todas as vantagens do Fujfilm X-T30, a comparação final sugere um empate no quesito Qualidade de Imagem. Então você pode decidir se quer um desempenho RAW um pouco melhor (Sony a6400) ou ótimas cores e facilidade de uso (Fujifilm X-T30).

Oferta de Lentes: o vencedor é a Fujifilm X-T30

A vitória é fácil para a Fujifilm X-T30, que conta com todas as excelentes objetivas da linha X da Fujifilm, das quais muitas tem uma excelente relação qualidade-preço.
É bom lembrar que a Sony tem ignorado as lentes para sua linha de câmeras com sensor APS-C. Mas você pode sempre usar lentes da Sigma…

Telas e visor eletrônico: o vencedor é a Sony a6400

A Sony a6400 tem uma tela traseira que pode ser totalmente inclinada para cima.

Além disso a Sony a6400 também tem uma maior ampliação de imagem em seu visor EVF.

Vídeo: o vencedor é a Fujifilm X-T30

A Sony a6400 tem melhor design graças a tela totalmente articulada, o que facilita seu uso em vídeo. Além disso apresenta tempo de gravação ilimitado. Já a Fujifilm X-T30 é limitada a 10 minutos de gravação de vídeo em 4K e 15 minutos a Full HD 1080p. Isso acontece para evitar que o sensor esquente demais.
A Sony a6400 apresenta um conector de microfone de 3,5 mm mais profissional enquanto a Fuji tem um de 2,5 mm.
Por outro lado a Fujifilm X-T30 tem a opção de usar um fone de ouvido USB para monitorar áudio.

Fujifilm X-T30 e a Sony a6400
Teste do efeito Rolling Shutter

Do ponto de vista técnico, e talvez mais importante, a Sony a6400 tem um corte do sensor significativo ao fotografar em 4K / 30p. Isso significa que a câmera não usa toda a área do sensor para filmar, coisa que não ocorre na X-T30 em vídeos até 30p. Além disso a Fuji X-T30 apresenta muito menos efeito “rolling shutter” do que a Sony a6400.
E para terminar a Fujifilm X-T30 tem maior taxa de dados (200 mbps) e 10 bits quando grava em armazenamento externo. Tecnicamente é mais avançada no geral.

Fujifilm X-T30 e a Sony a6400
O apresentador Chris Nichols com a Sony a6400 e a a Fujifilm X-T30

Conclusões gerais

É preciso saber o que é mais importante para sua fotografia ao escolher uma das câmeras.
Segundo o vídeo e olhando para as categorias analisadas, a Fujifilm X-T30 é a vencedora. Ambas as câmeras são muito próximas, mas no geral a Fujifilm X-T30 parece muito melhor.

Minhas conclusões

A Sony realmente não está dando muita bola para sua linha de câmeras APSC. No entanto aqui no Brasil elas são muito utilizadas. É bom lembrar que são câmeras mais resistentes e tem o melhor foco automático que você pode encontrar no mercado. Quanto ao resultado de cores e qualidade de imagem, ele é muito bom. Bem, isso desde que você não esteja acostumado com as cores da Fujifilm, que são um luxo, hehehe.

Aliás, principalmente quanto à vídeo, só agora as câmeras da Fuji apresentam qualidade e recursos profissionais. Desde seu lançamento o foco tem sido a fotografia “still”. Como a X-T30 é a primeira geração da Linha X com design “focado” em vídeo de alta qualidade, ainda deve ter muita coisa por melhorar. Já a Sony começou fabricando câmeras de vídeo no século passado, é sempre bom lembrar…

Bom, mesmo assim aproveite o vídeo comparativo entre a Fujifilm X-T30 e a Sony a6400. Quem sabe ajude um pouco na sua próxima compra de equipamentos…

Deixe uma resposta