Câmeras

Canon explica em vídeo como seus sensores funcionam

Você já se perguntou como os sensores de uma câmera digital captam as imagens? Pois bem, a Canon resolver publicar um vídeo em seu canal explicando como sua tecnologia de sensores funciona e como será o futuro.

O vídeo de apenas 5 minutos tenta mostrar como a tecnologia Canon consegue capturar até mesmo o raro “Moonbow”, um arco-íris lunar, um evento que só pode ser visto com determinado brilho Lunar, ângulo de elevação e umidade no ar específicos. Segundo a Canon, os “Moonbow” trazem felicidade para aqueles que os vêem.

Detalhe ampliado de imagem obtida com um sensor de altíssima resolução da Canon

As críticas ao vídeo tem sido implacáveis nas redes sociais e site especializados, pois a Canon é conhecida por ser muito comedida no lançamento de novos sensores. Alguns criticam a divulgação do uso de pixels maiores para captar mais luz como tecnologia de ponta, pois os primeiros sensores desse tipo foram lançados em 2009. Outros reclamam que o vídeo é dramático demais para o pouco que mostra.



Não podemos esquecer também que o projeto e a fabricação dos sensores é sempre tratada como um certo segredo, pois é a alma do negócio. Algumas empresas como a Sony projetam e fabricam sensores para vender para outras empresas, normalmente reservando suas tecnologias mais avançadas para suas próprias câmeras por um determinado período. Outras fabricantes como a Nikon e a Canon não deixam claro quais de suas câmeras usam sensores produzidos por outros fabricantes ou produzidos por elas mesmas.

Enfim, se você está curioso e quer saber um pouco mais sobre a tecnologia de sensores para câmeras digitais da Canon, veja o vídeo de 4:47 minutos que a empresa publicou em seu canal. É no mínimo divertido!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.