Câmeras

Conheça a nova Sony a6400

Depois de alguns rumores a Sony finalmente atualiza sua linha de câmeras Mirrorless com sensor APS-C com a nova Sony a6400.

Na semana passada os conhecidos comentaristas Tony e Chelsea Northrup já haviam discutido a questão, pois a Sony continua dominando o mercado de câmeras Mirrorless com sensor maior, o Fullframe, e talvez não continuasse na sua linha de câmeras com sensor APS-C.

Sony a6400

Lêdo engano… A nova Sony a6400 tem uma impressionante lista de avanços o que inclui “Eye AF” e tracking de cenas em tempo real utilizando inteligência artificial e provavelmente o foco automático mais rápido do mercado. Segundo a Sony a câmera demora apenas 0,02 segundos para travar o foco em um objeto da cena.

Características da Sony a6400

A Sony a6400 conta com um sensor de 24.2 Megapixels em formato APS-C do tipo CMOS Exmor. Seu processador de imagem é da última geração do BIONZ X o que permite uma sensibilidade ISO máxima de 32.000, expansível para 102.400.

Sony a6400
Painel traseiro da nova Sony a6400

Além disso a câmera pode capturar fotos continuamente em até 11 quadros por segundo em modo normal e 8 quadros por segundo em Modo Silencioso. O buffer, memória interna que acumula as imagens antes de gravá-las no cartão de memória, permite fotografar até 116 Jpgs ou 46 arquivos RAW sem interrupção!

Quanto ao Foco Automático, a nova Sony a6400 conta com 425 pontos tanto em detecção de fase quanto detecção de contraste, que cobrem 84% da área da imagem. Aliás, esse é o mesmo sistema embutido na fullframe topo de linha Sony A9.

Um detalhe: a Sony prometeu também que o sistema de “Eye AF” vai detectar também os olhos de animais, o que será introduzido em uma próxima atualização de firmware da câmera.

Sony a6400
O recurso de Eye Af funciona até mesmo com os olhos da modelo fechados

A câmera é voltada para amadores avançados e profissionais, portanto além de uma tela de LCD articulável conta também com um visor eletrônico OLED de 2.36 milhões de pontos para uma experiência mais tradicional de composição fotográfica.

Sobre a nova câmera

É bom lembrar que a Sony a6400, da mesma maneira que a a6300, não conta com estabilização de imagem embutida. É preciso utilizar lentes estabilizadas para isso. A sony a6500, lançada em 2016, conta com o recurso mas muitos críticos dizem que ele não é tão efetivo assim.

Aliás, continuo achando estranho a forma de nomear essas câmeras da Sony, afinal de contas a nova a6400 se mostra mais avançada em muitos aspectos do que a a6500. Mistérios…

Sony a6400
Exemplo de retrato obtido com a Sony a6400

As câmeras mirroless da Sony são famosas também por sua qualidade de vídeo e a a6400 conta com uma novidade na gravação em 4k. Segundo a empresa, a nova câmera coleta cerca de 2,4 vezes a quantidade de dados necessária para filmes em 4K e em seguida faz uma compactação para produzir imagens de alta qualidade com detalhes e profundidade muito maiores. Será preciso ainda ver alguns testes para crer.

Além disso os “videomakers” de plantão vão gostar de contar com recursos de S-Log2 e S-Log3, um perfil de imagem Hybrid Log-Gamma (HLG) para fluxos de trabalho Instant HDR, um intervalômetro integrado para timelapse, rastreamento AE (alto, médio e baixo), foco manual com auxílio tipo Zebra, Gamma Display e gravação por proxy. Se para você isso faz sentido, boa sorte, hehehe, porquê para mim é grego…

Pessoalmente gostei de saber que a câmera tem vida útil projetada para o obturador de 200 mil disparos, o que coloca a câmera na categoria de durabilidade de um equipamento profissional. Além disso conta com WiFi e NFC.

Sony a6400
Sony a6400 com lente 18-135mm

Esperando pela Sony a6400

Segundo a Sony a câmera já estará à venda no mercado internacional em fevereiro e será comercializada por cerca de US$900,00 dólares só o corpo, ou US$ 1.000,00 no kit com uma lente 16-50mm f/3.5-5.6. Também vai ser oferecido um kit com lente 18-135mm f/3.5-5.6.

Enfim, se você se interessa pela Sony vale a pena dar uma olhada no vídeo promocional da nova câmera. Dá para ver que para a empresa as câmeras Mirrorless mais compactas e com sensor menor ainda tem mercado e sentido.

Deixe uma resposta