Tutoriais

Uma aula sobre fotografia em Time-Lapse

A fotografia em Time-Lapse se tornou muito popular com o advento da câmera digital. Fotógrafos que antes só trabalhavam com imagens estáticas e vídeo convencional acabaram adicionando a possibilidade de oferecer vídeos criados quadro a quadro.

Por incrível que pareça (porquê sempre me pareceu óbvio…) só então muitos fotógrafos começaram a perceber a relação de seu trabalho com a fotografia cinematográfica.

fotografia em Time-Lapse
Still do vídeo Tome-Lapse de Morten Rustad

A técnica do Time-Lapse (ainda não resolvi como se escreve em português, hehehe) pode consumir muito tempo de trabalho. É por isso que muitos se perguntam como algumas pessoas dedicam a carreira a produzir esse tipo de imagem “estática” em movimento.

fotografia em Time-Lapse
O cineasta Anders Overgaard (esq.) entrevistando Morten Rustad (dir.)

Vivendo a fotografia em Time-Lapse

Um vídeo muito bom do canal Andyax resolveu mostrar o porquê de tanta dedicação à fotografia em Time-Lapse. Numa conversa com o “Timer-Lapser” profissional Morten Rustad várias questões são abordadas. Dentre elas o fascínio pelas imagens “quadro à quadro”, a resolução 8K para esse tipo de vídeo e o uso de equipamentos de movimento controlados à distância. É uma verdadeira aula…

Achei engraçado que tanto o entrevistador Anders Overgaard quanto Morten, que são Noruegueses, parecem com os tipos que circulam de chinelão aqui perto de casa, hehehe.

fotografia em Time-Lapse
Equipe de um filme sobre skate fotografado na neve por Morten Rustad

Morten Rustad é bastante conhecido. Ele passou 5 meses viajando pela América do Sul (incluindo o Brasil) para produzir um recente vídeo com essa técnica. O trabalho pode ser visto em seu canal.

Voltando ao assunto, a “aula” sobre Time-Lapse do canal Andyax em 19:00 minutos de duração. Parece longo mas vai ser muito interessante! Recomendo tanto para quem nunca viu nada do assunto quanto para quem já enveredou por esse caminho.

Ah, e se você só quer relaxar, as imagens são muito bonitas, hehehe!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

2 thoughts on “Uma aula sobre fotografia em Time-Lapse

Deixe uma resposta