Tutoriais

Escolhendo rapidamente arquivos RAW

Se você gosta de fotografar em arquivos RAW já deve ter percebido como é demorado e trabalhoso navegar por grandes quantidades desse tipo de imagem.

Os arquivos RAW são conhecidos também como negativos digitais, e carregam todo o tipo de informação visual que o sensor da câmera captou. Esse tipo de arquivo permite que você “revele” a imagem do jeito que você quiser, e não da forma padrão como uma câmera faz quando grava um arquivo JPG.

O problema é que de maneira diferente de arquivos JPG ou PNG que já carregam pré-visualizações, arquivos RAW tem que ser interpretados pelo software de edição para serem vistos. Esse trabalho as vezes consome muito da capacidade de processamento do computador. Enquanto isso ficamos esperando muito tempo na frente da tela até podermos ver e escolher nossas imagens preferidas.

arquivos RAW
Softwares como o Capture One podem ser bons para editar RAW mas não para navegar

Hoje em dia é comum que fotógrafos tirem milhares de fotos em RAW em eventos ou mesmo viagens. Esperar que softwares como o Lightroom “renderizem” pré-visualizações de todas as imagens para começar a trabalhar pode ser muito chato e improdutivo.

Visualizando arquivos RAW rapidamente

Para ajudar um pouco a resolver o problema sem que você tenha que comprar um super computador para acelerar o trabalho, o canal AdoramaTV produziu um video de apenas 2:00 minutos. Nele o fotógrafo David Bergman dá uma boa dica sobre como reduzir o problema: use programas de visualização RAW dedicados!

Isso mesmo, existem programas cuja única função é criar visualizações rápidas e fieis desse tipo de arquivo. Você pode navegar por milhares de imagens RAW rapidamente, escolhendo quais valem a pena ser editadas.

Dessa maneira você pode usar programas como o Adobe Lightroom apenas para ler aqueles arquivos que efetivamente serão trabalhados, economizando tempo (e dinheiro!).

arquivos RAW
Still do vídeo com David Bergman

Bergman usa como exemplo o Photo Mechanic da empresa Camera Bits. O aplicativo é um navegador de imagens e arquivos RAW rápido. Nele você pode visualizar, organizar, gerenciar e exportar fotos digitais de maneira eficiente.

Achei interessante também como Bergman fala do Capture One, seu programa de edição preferido atualmente. O Capture One é um editor profissional de imagens RAW produzido pela PhaseOne, fabricante de câmeras digitais de médio formato. Todo mundo anda falando do programa, mas no Brasil ele é pouquíssimo conhecido.

Bem, se esse assunto te interessa, fica aqui a dica. O vídeo da AdoramaTV é tão rápido que você nem vai perceber que viu, mas pode mudar a forma como você trabalha. Pense nisso.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta