ExclusivoInspire-se

Melhorando seu PC para trabalhar com fotos

Hoje em dia todo fotógrafo, seja ele amador ou profissional, precisa de um PC para trabalhar com fotos. Mesmo que você queira simplesmente um PC para organizar suas imagens ou até mesmo para editar e trabalhar arquivos RAW ou aplicar efeitos especiais, um computador com Windows ou um Mac ainda são fundamentais.

Em um artigo anterior eu discuti um pouco os fatores que precisamos levar em conta para comprar o melhor computador para trabalhar com fotografia. Mesmo assim é possível que a configuração escolhida acabe se mostrando lenta e inadequada pouco tempo depois. Isso acontece por causa das constantes atualizações de softwares e sistemas operacionais que vivem exigindo cada vez mais das máquinas.

E aí, o que fazer?

Resolvi escrever este artigo porquê já faz algum tempo tenho me debatido com o problema da oferta de notebooks no Brasil.

Fora os equipamentos da Apple, que são muito caros para meu bolso, os notebooks com Windows vendidos atualmente no país tentam se manter com um preço palatável às custas muitas vezes de componentes essenciais para o uso em fotografia, caso das telas do tipo IPS.

PC para trabalhar com fotos
Todo mundo quer um Macbook?

Da minha pesquisa extraí algumas dicas bem interessantes, e que funcionaram. Elas podem te ajudar a atualizar um computador antigo ou a escolher um PC ou notebook mais barato que compense um investimento em novos componentes.

Instale um SSD M.2

Eu descobri que alguns computadores já estão vindo com placas que aceitam um novo tipo de “Hard Disk” de estado sólido. Os SSDs do tipo M.2 são pequenas placas de circuito que se parecem com placas de memória RAM. Utilizam uma interface que pode aceitar vários padrões e por isso é bom saber exatamente qual o tipo que sua placa mãe suporta (caso ela suporte, né?). Uma comparação simples mostra a velocidade desse novo tipo de armazenamento de dados:

  • HD tradicional com 7200 RPM: transfere dados à 160 MB/segundo
  • SSD sem partes móveis do tipo SATA III: transfere dados à 600 MB/segundo
  • SSD M.2 do tipo NVME: transfere dados à 3500 MB/segundos
PC para trabalhar com fotos
SSD do tipo M2 sendo segurado pelos dedos para você ter ideia do tamanho.

Como se pode ver, esses “HDs” de estado sólido podem transferir dados numa velocidade impressionante. Isso significa que se você tiver seu Windows instalado em um SSD M.2 o sistema vai carregar em poucos segundos, mesmo que a configuração de seu computador, como processador e memória, nãos seja das melhores.

Um detalhe importante é que apesar de custarem por Gigabyte mais que SSDs e HDs convencionais, seu preço já é bastante acessível mesmo aqui no Brasil. Você pode até instalar um SSD M.2 apenas para o sistema operacional e manter um HD convencional secundário para armazenamento de dados ou programas que não necessitam de tanta velocidade assim.

Instale um SSD convencional

A vantagem de um SSD é que ele pode ser instalado facilmente na mesma interface que o HD convencional de seu PC ou notebook. Na realidade os “cases” dessa forma de armazenamento de dados tentam imitar principalmente o design dos HDs de 2,5″ polegadas e que normalmente rodam seus discos à 5400 Rpm. Isso significa que esses SSDs podem ser instalados em qualquer Laptop, mesmo nos mais antigos, desde que já utilizem HDs convencionais.

PC para trabalhar com fotos
SSD típico de 3,5″ Polegadas, pronto para substituir o HD do seu notebook

No caso de equipamentos do tipo Desktop existem adaptadores simples para conectar SSDs de 2,5″ polegadas num PC. Existem também SSDs no formato padrão de HDs de 3,5″ polegadas, mas esses são mais raros no mercado. No final das contas o desempenho é o mesmo.

Apesar de não serem tão rápidos quanto os SSD M.2, os SSDs convencionais transferem dados em média 5 vezes mais rápido que um HD de notebook. O aumento de velocidade no sistema operacional vai ser bem notado pelo seu PC para trabalhar com fotos!

Aumente a RAM do seu computador

A famosa memória RAM é utilizada diretamente pelo sistema operacional de um computador para rodar seus programas. Ela funciona como uma espécie de reservatório rápido de dados. Ao acionar um programa ou mesmo o próprio sistema operacional, os dados necessários são extraídos do HD ou do SSD. Depois são armazenados temporariamente na memória RAM. A vantagem é que esse tipo de memória é muito rápida e o sistema não precisa ficar fazendo leituras no HD o tempo todo.

PC para trabalhar com fotos
As memórias RAM vem em vários formatos. O menor é do tipo SODIMM, para notebooks

É por isso que ter pouca memória RAM no seu computador faz com que ele fique lento. A coisa piora se o seu processador e HD também forem lerdos. É bom você saber também que a RAM é volátil, ou seja, após o computador ser desligado essa memória é apagada.

Quanto mais memória RAM você puder instalar em seu PC para trabalhar com fotos melhor, mas às vezes nem o sistema nem os programas estão otimizados para essa quantidade maior. É preciso também saber qual tipo de RAM sua placa mãe aceita. Existem vários padrões de RAM, inclusive com “clock” (velocidade em Megahertz, MHz) diferentes e que apesar de terem a mesma forma física não são compatíveis.

PC para trabalhar com fotos
Trocar a memória RAM normalmente não é difícil, mesmo em notebooks

E antes que eu esqueça, é bom pesquisar se o seu computador aceita mais de um pente de memória RAM e se é possível usar memórias de capacidades diferentes ao mesmo tempo.

Nem sempre o Processador é o vilão

Muita gente acha que ter um processador de última geração em seu PC para trabalhar com fotos vai garantir o máximo de desempenho, mas isso não é verdade.

Muitas vezes o fabricante instala um processador rápido em placas mãe mais antigas, com HDs lentos e pouca memória RAM. Isso acontece por quê o público consumidor tende a só olhar o “modelo” do processador e não o conjunto do equipamento. É como um carro com um motor potente e sofisticado numa carroceria de projeto antigo e com uma suspensão de pouca estabilidade. O pior é que já vi gente fazendo isso com automóveis, hehehe.

PC para trabalhar com fotos
Por incrível que pareça essa pequena peça é o coração do seu PC

De qualquer maneira informe-se sobre o tipo do seu processador, suas possibilidades e exigências mínimas para melhor operar. E lembre-se, esse negócio de i3, I5, I7, Intel, AMD, Dual Core, etc, é difícil de entender mesmo… Isso sem contar que agora existe esse negócio de “geração” do processador. Ai…

Cuidado com as telas dos Notebooks

O mercado brasileiro está passando por um grande problema quando se trata da questão das telas para Notebooks.

A maior parte das configurações encontradas no mercado atualmente vem com telas do tipo TFT, de tecnologia mais antiga. Essas telas tem baixa iluminação e capacidade de reprodução de cores. Vai ser praticamente impossível você editar suas fotos nessas telas com alguma confiabilidade.

Algumas telas de notebook vem com o atrativo da tecnologia LED que produz imagens mais luminosas. No entanto algumas marcas instalam essas telas em resolução HD (1280 x 720) e não na Full Hd (1920×1080). O resultado dessa menor resolução aparece mais quando observamos textos e vídeos muito detalhadas no notebook. Eu acho que não tem cabimento hoje em dia usar uma tela que não seja Full HD. Então informe-se bem antes de comprar um Laptop.

PC para trabalhar com fotos
Comparação entre tela IPS Full HD convencional (esq.) e tela Retina da Apple (dir.)

Os Notebooks com tela IPS, a melhor tecnologia para imagem e cores, são mais raros em nosso mercado e muito mais caros também. Mesmo que você tenha dinheiro sobrando é bom testar a tela em uma loja física (coisa quase impossível atualmente) ou procurar opiniões sobre o modelo na Internet. Mesmo assim tome cuidado.

Telas para Desktops

No caso dos PCs de mesa, os Desktops, a situação é um pouco mais fácil. Você pode procurar a melhor tela para trabalhar com fotografia independentemente do seu hardware. Lembre-se de comprar telas com a tecnologia IPS. Assim não corre o risco de ver as cores das suas imagens bastante distorcidas. Não custa reafirmar que essas telas são mais caras mas tem um desempenho de cor muito mais confiável. Existem também as sofisticadas telas profissionais, perfeitas para uso com calibradores de cor, mas sinceramente a maior parte dos fotógrafos amadores não precisa delas.

Nova linha de monitores Benq voltada para o mercado profissional de imagem

É uma pena que já há algum tempo não se achem no país telas de TVs LED de 32″ polegadas com resolução Full HD (ou mesmo 4K). Elas podem substituir com alguma segurança as telas IPS em trabalhos fotográficos, principalmente se forem de fabricantes conhecidos. Eu acho que ficaram caras para nosso mercado e resolveram tira-las de produção. Elas continuam sendo vendidas no exterior, mesmo em nossos vizinhos como o Paraguai, Argentina e Chile.

Escolhendo um PC para trabalhar com fotos

Na realidade escolher um PC para trabalhar com fotos é, além de um questão de bolso, uma questão de gosto.

Eu sou do tempo em que o sonho de todo os “criativos” era trabalhar com um Mac. Realmente a maior parte da tecnologia que descrevi acima apareceu primeiro nos computadores da Apple. Já em 2008 o primeiro MacBook air tinha como opção um SSD de 64Gb. Além disso seus notebooks já contavam com telas de LED IPS Full Hd nesse mesmo período.

PC para trabalhar com fotos
O interior de um HD convencional parece coisa do tempo das máquinas à vapor!

Atualmente toda a linha de notebooks da Apple conta com SSDs e as famosa tela Retina. Essa tecnologia permite telas com resolução de 2880 x 1800 pixels ou 2560 x 1600 pixels em alguns modelos. A reprodução de cores é considerada padrão pelo mercado e poucos fotógrafos sentem alguma necessidade de calibrarem as cores com equipamentos especiais.

O maior problema dos Macs, pelo menos para mim, continua sendo o preço e a indisponibilidade de certos softwares para o sistema operacional da Apple, o Mac OS. Quem está acostumado com Windows também corre o risco de estranhar a lógica desse sistema, que tem suas particularidades.

Atualmente, em nossas capitais pelo menos, é fácil encontrar uma loja autorizada dos produtos Apple. No Rio e em São Paulo é possível mesmo visitar as Apple Stores próprias da marca. Nessas lojas é possível você testar por sua conta se a tentação vale a pena o investimento, hehehe.

Resolvendo o problema

Quanto aos PCs com Windows, dou uma dica. Compre um notebook ou desktop mais barato, com acesso fácil ao HD e à memória RAM. Se ele tiver um “slot” para SSDs M.2, melhor ainda. Procure no Youtube por análises e tutoriais e instale você mesmo esses componentes (caso tenha habilidade e boa vista).

No caso dos notebooks, procure um com tela do tipo LED Full HD, mesmo que não seja IPS. Dependendo da marca (procure no Youtube) essas telas podem ser bem razoáveis. Se não achar no mercado nada que valha a pena use uma tela externa IPS conectada por HDMI. Você não vai ter muita portabilidade mas em compensação vai poder trabalhar bem assim.

PC para trabalhar com fotos
Os notebooks da linha Expert da Samsung tem conector para SSD M2 e alguns tem tela LED Full HD. Pena que não tenha tecnologia IPS…

Eu fiz isso com um notebook recentemente. Ele veio com processador i5 de oitava geração, tela LED FullHD e apenas 4GB de RAM (DDR4). O HD era o convencional de 5400 RPM. Achei até graça pois pelo preço o computador não era tão lento assim…

Coloquei nele um SSD M.2 de 240GB e um novo pente de memória de 8GB. Mantive o HD original somente para arquivos, transferindo o Windows 10 para o SSD. Para meu espanto o “boot” do sistema agora demora cerca de 20 segundos! E caso o notebook esteja em hibernação, ele acorda quase instantaneamente!

E daí??

Confesso que fiquei impressionado com a performance do meu “Frankenstein”. Agora até a bateria está durando muito mais. De qualquer maneira não é um computador “topo de linha” mas custou muito menos e dá para trabalhar muito bem com o Photoshop e outros aplicativos que utilizo sempre.

Apesar do foco do meu Blog ser a fotografia, ainda vou fazer um artigo detalhando melhor esse processo. Se você achou tudo isso muito difícil não tenha vergonha, procure o serviço de um técnico em informática. Talvez seja mais interessante (e menos estressante) usar o serviços de um profissional para dar uma recauchutada no seu PC. Boa sorte.

3 thoughts on “Melhorando seu PC para trabalhar com fotos

Deixe uma resposta