Câmeras

Canon SL3 é a primeira Rebel a filmar em 4k

A Canon SL3 acabou de ser lançada e vem com uma grande novidade. Ela é a primeira câmera da linha Rebel da Canon a filmar em 4K.

Pois é, a pequena notável da Canon que pesa apenas 449 gramas agora atualiza essa série de câmeras Digitais muito popular no Brasil para um novo patamar.

Canon SL3
O design continua o mesmo da linha na Canon SL3

A nova Canon EOS SL3 possui um sensor de imagem APS-C de 24,1 Megapixels. O corpo incorpora uma tela LCD sensível ao toque de ângulo variável com 3 polegadas e 1,04 milhões de pontos. Compartilhando o mesmo processador de imagem DIGIC 8 que as câmeras Mirrorless EOS M50 e a nova EOS R, a SL3 melhorou bastante seu desempenho em relação ao modelo anterior, a SL2. E a sensibilidade varia agora de ISO 100 a 25.600, sendo expansível (ou seja, com mais ruído) para 51.200.

Mais surpresas da Canon SL3

Esta também é a primeira DSLR na linha EOS Rebel a ter AF Dual Pixel com Detecção de Olhos através do Live View.

Contanto com 3.975 pontos de foco automático selecionáveis (Cruzes!), o Live View possui uma velocidade de aquisição de foco de apenas 0,03 segundo. Isso é impressionante para uma câmera DSLR e mesmo para a maioria da câmeras Mirrorless.

Canon SL3
Canon Rebel SL3 com tradicional lente do Kit

Já ao fotografar através do visor óptico, o usuário tem disponível apenas 9 pontos de foco automático, algo inalterado em relação ao modelo SL2 anterior. A Canon deve ter descoberto que os usuários da linha Rebel querem usar mais a tela de LCD do que o visor óptico para filmar e fotografar, o que é compreensível numa câmera voltada para o público amador.

Mesmo assim o disparo contínuo é possível em até 5 quadros por segundo (fps) através do visor óptico. Já no Live View através da tela traseira, a EOS Rebel SL3 dispara 5 quadros por segundo no modo One-Shot AF e 3,5 quadros por segundo no modo AI Servo AF, o que é muito bom.

E quanto ao 4K?

Enfim a série EOS Rebel da Canon, muito utilizada pelos Youtubers e Vloggers Tupiniquins, conta com um modelo que grava vídeos em 4K.

Nesse modo de gravação a SL3 filma 4K a 24 fps e com um corte de 1,6x nesta resolução. Isso pode ser meio desapontador para alguns profissionais mas é bom lembrar que esse não é o público alvo da Canon. Já no modo Full HD 1080p a SL3 pode gravar em 60 fps sem cortes no quadro. Existe também um modo HDR que grava a 30 fps.

Canon SL3
Os dois acabamentos diferentes da Canon Rebel SL3

Há também uma função de filmagem em Time Lapse 4K que pode ser configurada para captar imagens em intervalos de 1 segundo a 60 minutos e gravar até 3.600 disparos diferentes.

Um detalhe interessante é que, da mesma maneira como algumas câmeras concorrentes do tipo Mirrorless, A SL3 tem um modo de captura de quadros fixos de dentro de vídeos 4K. Nesse caso o resultado é uma foto “still” de 8,8 Megapixels.

Canon SL3
Versão em branco da Rebel SL3 com a tela voltada para frente

E para quem gosta de utilizar lentes antigas sem estabilização de imagem a Canon adicionou a possibilidade do uso de estabilização digital na gravação de vídeo. Isso pode ajudar muito, se bem que é preciso ver qual o comprometimento que a imagem final terá.

Batendo na concorrência

Segundo a Canon a autonomia da bateria da câmera totalmente carregada é de 1.630 disparos se utilizada apenas com o visor óptico. Já no uso com o Live View da tela traseira a autonomia cai para 350 disparos. Mesmo assim é bastante, né?

A câmera tem conectividade WiFi e Bluetooth sendo possível utilizar o sistema Auto Image Transfer da Canon para smartphones.

Canon SL3
Em video oficial a Canon tem como alvo até o público infantil

A câmera será comercializada no acabamento preto tradicional, além de uma versão branca feita apenas para determinados mercados.

Segundo a Canon a Rebel SL3 será vendida por cerca de US$ 600,00 dólares apenas o corpo, ou por US$ 750,00 dólares com a lente de kit EF-S 18-55mm f/4-5.6 IS STM. A disponibilidade no mercado internacional começa em Abril mesmo.

A anterior SL2 começou a ser vendida no Brasil alguns poucos meses depois de seu lançamento, então não seria de se espantar se a SL3 logo estivesse oficialmente sendo distribuída por aqui.

Esse tipo de câmera faz muito sucesso na Asia por ser leve, ter alta qualidade de imagem e, principalmente, ser compatível com praticamente todas as lentes da Canon.

Se você que saber mais da Canon Rebel SL3 veja o vídeo que o canal Canon USA publicou sobre o lançamento.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

2 thoughts on “Canon SL3 é a primeira Rebel a filmar em 4k

Deixe uma resposta