ExclusivoTutoriais

Como fazer um site para fotógrafos

Fazer um site para fotógrafos na internet já deixou de ser um bicho de sete cabeças há muito tempo. Mesmo assim tem gente que acaba fazendo escolhas erradas que mais dificultam do que facilitam seu sucesso profissional.

Eu fiquei pensando nisso quando percebi que crio sites desde o tempo em que a Internet era movida à vapor, hehehe. Acompanhei muitas das mudanças tecnológicas e estéticas pelas quais a Web passou e percebi que muita coisa mudou.

site para fotógrafos
Seu negócio fotográfico pode até ser alternativo, mas seu site…

É por isso que resolvi fazer um pequeno guia de coisas que talvez sejam importantes para ajudar você a não fazer feio na Internet. Será que vai te ajudar?

Antes de partir para um site é preciso pensar em alguns detalhes:

Explore as redes sociais:

Usar uma página ou conta profissional no Facebook, Twitter ou Instagram ao invés de um site convencional pode ser uma boa escolha. No entanto é bom lembrar que a visibilidade que você ganha não é fácil de mensurar.

De certa maneira você fica à mercê do sistema da rede social, as vezes participando sempre dos mesmos grupos de usuários. O que parece bom num primeiro momento acaba se tornando limitante depois.

site para fotógrafos
Você sabe mais de redes sociais do que eu…

Lembre-se, grandes empresas usam as redes sociais como acessório, nunca como presença principal na internet. Além disso quem disse que a rede social não pode fechar de uma hora para outra, ou mesmo te bloquear, sem aviso prévio?

Então faça assim, comece com as Redes Sociais e evolua para um site profissional…

Use um serviço de criação de sites gratuitos:

Sistemas de criação de site gratuitos já foram bem populares, mas economicamente foram um fracasso. Poucos desses serviços resistiram ao tempo mas ainda existem algum bem famosos.

Atualmente alguns desses sistemas oferecem uma das coisa mais importantes para fotógrafos e profissionais criativos: modelos de sites (templates) bonitos e elegantes.

Parece bobagem falar isso mas se você trabalha com imagem é bom que seu site também tenha uma boa imagem.

Sistemas de criação de sites como o WordPress também oferecem funções avançadas, mesmo que obriguem você a migrar para um plano de manutenção pago em alguns casos.

site para fotógrafos
O WordPress é fácil de atualizar

De qualquer maneira é bom lembrar que esses sistemas de criação gratuitos não oferecem endereços de web dedicados e exclusivos, bem como não disponibilizam um endereço de email próprio, com seu próprio domínio (a não ser que você pague).

Ah, e um detalhe importante! Alguns desses sistemas utilizam tecnologias que na prática impedem que o Google faça uma varredura completa em um site para fotógrafos, portanto vai ser muito difícil você ser achado na internet. Esse não é o caso do WordPress, que parece até ter alguma preferência nas buscas do Google.

Crie seu próprio domínio

Domínio de internet é o nome que registramos para podermos acessar de maneira única um determinado site, subdomínios desse site e mesmo emails com nosso próprio endereço.

site para fotógrafos
Faça uma lista de nomes, escolha seu domínio e comemore.

Hoje em dia registrar um domínio para um site para fotógrafos é bem fácil e barato, mas alguns detalhes precisam ser levados em conta.

  • Escolha um nome com cuidado: seu endereço de internet é importante e vai ter que ser duradouro. Pesquise bem antes para saber se ele já existe, se existe algum inconveniente com esse nome e se ele é mercadologicamente interessante. Essa é uma etapa meio chata, mas muito, muito importante mesmo. Se achar que não dá conta, procure um profissional.
  • Terminações “.br” são registradas no Registro.br, uma espécie de cartório da web nacional. É preciso abrir uma conta e o custo da anuidade de um registro “.com.br” é atualmente de R$40,00. O processo é relativamente fácil e rápido, sendo que você não precisa configurar um servidor de hospedagem no momento do registro. De qualquer maneira se você achar que não dá conta, procure um profissional.
  • Falando em hospedagem, é bom você saber que só ter o registro do nome não resolve nada. Você precisa de um computador dedicado e ligado a Internet 24 horas com o seu site instalado nele. Dessa forma você informa o Registro.br qual é o seu endereço IP único. Só assim o navegador de um usuário em qualquer lugar do mundo pode digitar seu nome de domínio e encontrar suas páginas na rede. Enfim, é isso que um provedor de hospedagem faz e pode ser um serviço bem acessível. Existem várias diferenças entre os tipos de hospedagem oferecidos por aí. Se você achar muito confuso procure ajuda de um profissional.

Projetando seu site

O design de um website depende muito do que você vai oferecer. Ele pode ser simples (e efetivo) como um Portfólio Online ou constituir uma complexa (e as vezes cara) loja online (ecommerce).

Dependendo do tipo de site você também pode ter que pagar mais pela hospedagem, pois é possível que seja necessário suporte a algumas funções especiais.

Atualmente e bom que mesmo o mais simples dos sites apresente encriptação. Estou falando daquele cadeadinho preto que aparece no navegador quando o endereço de um site começa com HTTPS (e não simplesmente HTTP). Existem hospedagens que já oferecem o serviço incluído na mensalidade. Se você não tiver o protocolo instalado em seu site é provável que visitantes utilizando o Google Chrome recebam um alerta de “site não seguro”. Isso acaba com qualquer negócio, hehehe.

site para fotógrafos
No meu tempo se projetava um site cortando e colando…

Para fotógrafos que pretendem oferecer serviços “reais” como o da cobertura de casamentos, retratos em estúdio e eventos, o melhor mesmo é começar com um site simples mas bonito. O uso de slideshow e poucas imagens bem representativas do seu trabalho é o mais adequado nesses casos. Não é necessário num primeiro momento colocar trabalhos feitos para clientes, principalmente se você é iniciante.

Depois, ao adquirir clientes e mais trabalhos, você pode até mesmo pedir permissão para criar uma área no seu site com algumas fotos selecionadas de alguns de seus trabalhos atuais. Não confunda isso com páginas de distribuição de fotos para clientes, outras coisa possível de fazer em sites mais complexos.

Considerações sobre o Design

Um erro muito comum entre Web Designers é o de criar sites que chamam mais atenção que as fotografias do seu cliente. Caso o designer esteja muito animado em instalar em seu site fontes de texto especiais, animações e outros efeitos, dê um toque educadamente.

E preste atenção numa coisa em especial: seu cliente deve poder achar suas informações de contato facilmente. Apesar de poder ser uma brecha de segurança, um formulário de contato bem feito, simples e seguro pode ser um bom início para quem prefere o uso de email.

Quanto a telefones e endereço, depende do seu negócio… Se você trabalha em casa preserve um pouco seus dados e divulgue apenas um celular, preferencialmente usado apenas para isso.

Agora, se você tem um endereço comercial, divulgue. O cliente vai sentir firmeza!

site para fotógrafos
Não é preciso exagerar na divulgação do seu site, viu…

No caso de sites mais complexos, com distribuição de imagens para clientes, vídeo, agendamentos de trabalhos e até mesmo pagamentos e emissão de boletos, procure um especialista. O projeto não será barato nem ficará pronto no dia seguinte.

É claro que é possível utilizar vários serviços que automatizam e simplificam essas funções para um site para fotógrafos. Alguns são até mesmo gratuitos, mas sinceramente, seu papel é fotografar e gerenciar um negócio e sua carreira, não projetar sites. Caso contrário mude de profissão, hehehe!

Pensando sobre um site para fotógrafos

Qualquer negócio hoje em dia precisa de uma presença na Internet. Quando eu era criança (nada de piadas sobre a vida no Egito antigo, hein?) era comum que meus pais fossem direto a uma rua especializada. Saíamos à procura de algum produto ou serviço sem antes sequer ligar para saber se a loja estava aberta. E olha que todas as informações podiam ser achadas nas famosas “páginas amarelas”. Adorava aquele catálogo telefônico…

As ruas especializadas ainda existem nas cidades grandes mas a maioria das pessoas faz uma busca no Google antes de sair caçando algum produto ou serviço. No mínimo tentam descobrir o preço do que estão procurando…

site para fotógrafos
No fundo o que importa é sua imagem como profissional

No caso da fotografia, o “boca a boca” ainda é muito efetivo mas ele meio que se transferiu para as redes sociais. No entanto, para quem trabalha para empresas e não para o público em geral, é preciso ter cuidado com as redes. Uma palavra mal falada ou mal comentada pode levar seu negócio fotográfico ao ostracismo!

Enfim, um site para seu negócio fotográfico é apenas o início da sua empreitada. Ele não vai resolver tudo e muitas vezes você terá que aprender mais sobre marketing, administração e uma série de capacitações que mesmo que bem compreendidas podem não ser o suficiente para fazer você prosperar num ambiente de negócios terrível como o Brasileiro…

Mas tem uma coisa que funciona (mesmo): tenha fé, muita fé!

E se você está interessado em se tornar um fotógrafo profissional veja os artigos que já publiquei sobre o assunto aqui.

3 thoughts on “Como fazer um site para fotógrafos

Deixe uma resposta