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8 dicas para ter um site fotográfico melhor

Se você é fotógrafo profissional e acha que seu site fotográfico não está lá essas coisas, veja as 8 dicas que Scott Choucino deu em recente matéria sobre o assunto para o site Fstoppers.

Eu confesso que muitas das dicas não combinam, por exemplo, com meu jeito de ser. Mas elas tem sentido e em tempos de crise e grande concorrência não custa você dar uma olhada nessas dicas. Aliás, eu mesmo já escrevi um artigo sobre o assunto anteriormente.

Voltando ao assunto, segundo Choucino é interessante como, apesar do esforço feito pelas mídias sociais, sites fotográficos profissionais se mantém importantes. O que ele quer dizer é que não adianta apenas manter, como fotógrafo, uma presença no Instagram ou no Facebook. É preciso ter um site!

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Para parecer profissional é preciso mais que um estúdio bonito…

E para ter um site é preciso ter alguns cuidados… Bom, as dicas dadas pelo fotógrafo são simples e nada técnicas, mas as vezes passam despercebidas até mesmo para um WebDesigner. Que tal dar uma olhada nelas?

Quem é você:

Se você quer fazer dinheiro com a fotografia precisa deixar bem claro qual o tipo de trabalho que você faz melhor. Você é fotógrafo de retratos? De produtos? De alimentos? Você corre o risco de se tornar muito generalista aos olhos dos clientes e isso é um problema para muita gente. Agora, se você só quer exibir suas imagens apenas para divulgar sua linguagem pessoal, tudo bem. Mostre o artista que você é!

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Simplifique a navegação:

Minimizar a quantidade de vezes que alguém precisa clicar para chegar onde quer em seu site é muito importante, ainda mais para um site fotográfico. É por isso que muitos dos designs preferidos pelos fotógrafos são aqueles que mostram um “grid”de fotos, várias imagens clicáveis na página principal. Eu particularmente não acho que esse seja o design mais bonito, mas funciona. Outra dica (minha) é usar uma página principal com slideshow. O visitante nem precisa mover o mouse para ver o seu trabalho.

Sobre você:

Você já deve ter visto (e procurado) em vários tipos de sites de fotógrafos por aquele link chamado “sobre”(About). Se você está procurando por um fotógrafo é óbvio que quer saber quem ele é e, a maior parte das vezes, onde atua. Isso é muito importante para saber se ele está na mesma região onde você quer que um trabalho fotográfico seja feito. Scott Choucino acha que você só pode se descrever em terceira pessoa se você for muito (mas muito mesmo) importante. Se não for, vai passar uma imagem de um profissional pretensioso. Faça a descrição de maneira natural e concisa, e coloque uma foto sua trabalhando. Segundo ele, “As pessoas compram pessoas, (portanto) mostre quem você é”. Eu já adianto que não acredito nisso e que não sou nada fotogênico, hehehe. Me esqueça!

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Mostre sua cara

O tamanho das imagens:

Segundo o fotografo, seu site não é o seu portfólio impresso ou um PDF em alta resolução. Todo mundo sabe que sites usam apenas a resolução necessária (e possível) para vermos imagens através da internet. Portanto, imagens com 1000 pixels no lado mais longo e 72 dpi de resolução são mais do que adequadas, e vão carregar rápido tanto em PCs quanto em smartphones. O mais importante é o conteúdo das fotos e não a qualidade da captura da imagem. Mas eu também devo lembrar a você que uma imagem muito pequena ou de baixíssima resolução vai destruir seu trabalho mais do que uma imagem pesada, que demora para carregar. Cuidado!

Search Engine Optimization (SEO):

Eu coloquei o termo em inglês mesmo porque ele é tão conhecido que a tradução chega a soar estranha. Aqui estamos falando daqueles processos que fazem com que seu site fique mais visível para os sistemas de busca, como o Google. Scott Choucino diz que um bom controle de SEO traz muitos benefícios para fotógrafos de Casamentos e Retratos, mas não para fotografia comercial, voltada para empresas. No entanto ele diz que, como as vezes as práticas de SEO restrigem a criatividade (e é verdade mesmo…), o melhor é ter um conteúdo bom e pessoal e encontrar outros meios para trazer tráfego ao seu site. Vá por mim, o velho e bom boca a boca ainda funciona, até para sites.

Formulários de contato:

Isso depende do seu gosto pessoal. Por incrível que pareça tem gente que prefere fazer uma ligação telefônica do que usar um formulário de email. Então, se você quer ter certeza que vai captar o máximo de clientes possível, divulgue seu telefone e até mesmo seu email em seu site fotográfico. Claro que, como bom e desconfiado brasileiro, preciso dizer que você precisa tomar alguns cuidados. Hoje em dia existem formas de impedir que seu endereço de email divulgado num site seja capturado por robôs de internet e coisas do gênero. Mesmo assim é melhor utilizar um endereço de email (e um número de celular) específico para este tipo de contato. Só divulgue sua localização completa se você tiver um endereço comercial para isso. Ou então não tome nenhum desses cuidados e entregue a Deus. Conheço gente que nunca teve problemas e faz muitos negócios…

Mídias Sociais:

Um amigo de Scott Choucino disse certa vez que, ao visitar o site fotográfico de um profissional, não entendeu que espécie de fotógrafo era aquele. O profissional só tinha presença no Facebook e no Linked-in, e não no Instagram (e/ou no mais recente TikTok)… Bem, segundo ele, é difícil para as pessoas que desejam contratar um fotógrafo entender em que grupo estamos socialmente ou qual é nossa tendência, nosso estilo. Além disso, Como você poderia fotografar uma campanha de marketing (que também será veiculada nas mídias sociais) se você não tem envolvimento com o assunto?

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O bom e velho Instagram…

Não seja muito diferente:

Simplicidade e garantia de que seu site funciona para todo mundo é algo muito importante. Clientes não são necessariamente especialistas em WebDesign e não vão julga-lo por isso. As vezes um site que tem uma navegação simples e comum, muito parecida com a de outros fotógrafos, pode até facilitar que seus clientes foquem no que é importante, ou seja, seu trabalho!

Minhas conclusões

Acho que eu construo sites desde que a Internet começou, para você verem como estou velho, hehehe. E sinceramente acho que do ponto de vista prático todas essas dicas tem muito sentido. No entanto, em meus sites (incluindo este) eu não sigo muito essas regras.

O problema é que meu foco não é a fotografia comercial, então mantenho meus contatos restritos pois caso contrário recebo uma enxurrada de pedidos de todos os tipos. A maioria nem tenho como responder. Já me pediram até doação de sangue, pode?

Um grid de imagens pode funcionar bem numa Home Page

Quanto a questão das mídias sociais, realmente o Instagram tomou conta do pedaço. De cabeleireiro a contadores, de atores a engenheiros, já vi de tudo sendo divulgado nessa plataforma. Eu mesmo publico pouco, normalmente continuando meu projeto “Diário Móvel”, que comecei por volta do ano 2000 com meu primeiro celular com câmera. Mas quando publico alguma coisa, qualquer coisa, é um sucesso, hehehe.

Acho que essas dicas são muito importantes para quem está sentindo que precisa turbinar seu site fotográfico. E isso pode ser tanto para iniciantes quanto para profissionais bem estabelecidos. Pense nisso!

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