Tutoriais

Canon e Sony produzem tons de pele diferentes

Você sabia que as câmeras da Canon e da Sony produzem retratos com tons de pele diferentes? Nem eu… Parece que as câmeras Canon produzem tons de pele mais quentes, alaranjados, enquanto as da Sony produzem tons mais avermelhados.

Dependendo do seu estilo fotográfico e do gosto do cliente isso pode ser um problema. No entanto é bom lembrar que se você fotografa em RAW é sempre possível mudar esses resultados na pós produção da imagem.

Foi para provar essa diferença de tons de pele e propor soluções que o fotógrafo Sean Tucker publicou um vídeo de 20:00 minutos sobre o assunto.

tons de pele
Resultados finais da experiência de Sean Tucker

Segundo ele, “Depois de anos fotografando retratos com câmeras Canon, recentemente fiz a mudança para a Sony. As pessoas me avisaram que meus retratos agora sofreriam porque os tons de pele nas câmeras da Sony eram “terríveis”. Eu já tinha feito alguns retratos e não tinha notado nenhum problema, então decidi colocá-las em teste.”

Testando os tons de pele

Tucker e um amigo chamado Bayek fizeram os mesmos retratos usando uma câmera Sony A7 III e uma Canon 5D Mark III, equipadas com a mesma lente, uma Canon 50mm f/1.4. Além disso as mesmas configurações de exposição foram usadas: ISO 100, velocidade de disparo de 1/250s e abertura f/2.8.

tons de pele
Outro Still do vídeo com a experiência de Sean Tucker

Com a experiência Tucker confirmou que as fotos da Canon eram mais quentes e amareladas enquanto as da Sony tinham um sombreado magenta.

O fotógrafo achou que os resultados da Canon tornam o retoque mais fácil para certos estilos de retratos, enquanto as fotos da Sony teriam mais detalhes sobre a textura da pele.

Para terminar Tucker ensina uma formula simples para checar se os tons da pele estão corretos ou não. Eu particularmente não sou tão científico assim, hehehe.

Aproveite o vídeo e veja a que ponto a “Ciência da Cor” pode chegar!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta