CâmerasNotícias

Canon fecha fábrica em Manaus

Sem muito alarde o mercado fotográfico brasileiro recebeu a notícia de que a Canon deixará de fabricar câmeras fotográficas na Zona Franca de Manaus. Pois é, a produção iniciada em 2013 voltada para câmeras DSLR de entrada da Canon terminou com o fechamento da fábrica.

Segundo o comunicado da empresa essa foi uma decisão da matriz japonesa. A fabrica da Zona Franca foi a primeira da Canon fora da Ásia e nos abastecia com modelos da linha EOS Rebel e SL com preços realmente competitivos em Dólar, mas desde o final do ano passado comecei a notar uma subida de preços em Reais. Algo me dizia que os preços estavam sendo atualizados para ficarem próximos ao que teriam que ser cobrados caso as câmeras tivessem que ser importadas. E é isso que vai acontecer.

Canon SL3
Os dois acabamentos diferentes da Canon Rebel SL3

A Canon vai continuar a vender seus equipamentos produzidos no exterior em nosso mercado, mantendo toda a estrutura de assistência técnica, promoção e vendas. Afirmou também que logo estará trazendo os novos lançamentos da marca, como a aguardada Canon EOS R3.

Menos um fábrica em Manaus

Além da Canon, a Sony já havia anunciado sua saída do mercado nacional no final do ano passado. A empresa também deixaria de fabricar eletrônicos e comercializar sua linha de câmeras digitais em nosso mercado. O baque foi grande na sofrida comunidade fotográfica nacional, que por causa da pandemia já se encontrava praticamente impedida de trabalhar. Além disso, o trauma da saída da Nikon do país também ainda estava vivo na memória dos amantes da fotografia.

E agora, a Canon. Bom, na realidade praticamente toda a produção mundial de câmeras fotográficas e outros eletrônicos está centralizada na Asia, todo mundo sabe disso. Ou seja, não teria muito sentido mesmo manter uma fábrica dessas por aqui, fora a questão do preço final ao consumidor. Nosso problema foi uma mistura de baixa demanda produzida pela crise, pela alta do Dólar e pelo “Custo Brasil”.

Se não fosse por isso talvez tivéssemos um mercado sadio com equilíbrio econômico e boa relação custo/benefício nos equipamentos importados de todos os tipos.

Canon Rebel T6, uma das câmeras fabricada em Manaus pela Canon

Como não imagino que tenhamos essa situação ideal tão cedo fico imaginando o que acontecerá com a fotografia daqui para frente…

É claro que casamentos e eventos de todos os tipos vão voltar a acontecer no médio prazo, e a fotografia de produtos sempre é um campo promissor, principalmente com o aumento das vendas on-line. Mas a situação dos entusiastas da fotografia e dos estudantes fica mais complicada.

Enfim, vamos ver nos próximos meses qual serão os passos da Canon Brasil…

Deixe uma resposta