celulares e smartphonesTutoriais

Controlando o desfoque de fundo no iPhone XS

Entender como produzir um desfoque de fundo numa câmera fotográfica pode ser a diferença entre conseguir ou não uma boa foto. É por isso que a a nova função de controle de profundidade de campo dos iPhones XS E XS Max está chamando tanta atenção.

A profundidade de campo de uma lente é o conceito que define a quantidade de desfoque do fundo (bokeh) em imagens fotográficas, pois controla qual a distância entre os objetos da cena que estarão em foco.

No caso dos novos iPhones o controle de profundidade de campo é criado por fotografia computacional, o que significa que o desfoque de imagens no modo Retrato é criado em conjunto pelo processador de sinal, pelo novo sensor de imagem e pelo chip A12 Bionic, equipado com o “Neural Engine”.

desfoque de fundo
Controle deslizante na posição F/14, com o fundo todo nítido.

 

desfoque de fundo
Controle deslizante na posição F/1.8, com o fundo todo desfocado.

Entendendo o desfoque de fundo

A nova função dos iPhones XR e XR Max pode ser utilizada depois que você tira uma foto em Modo Retrato. Ao clicar em “Editar” aparece agora um controle deslizante que é usado para ajustar o desfoque através de uma simulação de abertura de lente, do tipo “f/x”. É quase como que se os novos iPhones “imaginassem” o resultado da profundidade de campo desejada pelo fotógrafo.

Como numa câmera tradicional, uma abertura maior é representada por um número menor, enquanto uma abertura menor é representada por um número maior. Isso sempre foi meio confuso mas o controle deslizante do iPhone XS vai de f/1.4 (maior desfoque) a f/16 (sem desfoque). Deu para entender?

A única coisa chata é que o Controle de Profundidade dos novos iPhones é limitado às imagens obtidas no modo retrato. Além disso, atualmente a edição da profundidade de uma foto é limitada a imagens que já foram capturadas. Só a partir do próximo IOS (12.1) é que a função também funcionará em tempo real.

É bom lembrar que desde o iPhone 7 a Apple disponibiliza um tipo de função de desfoque de fundoSerá que o novo controle produz imagens melhores?

Ná dúvida é bom ver o vídeo que o canal MacRumors publicou, e que mostra em apenas 1:51 minutos como a nova função dos iPhones XS e XS Max funciona.

Se você tem interesse em melhorar o aspecto dos seus “retratos móveis” veja o vídeo. Mesmo para quem não é fã dos smartphones da Apple ele é bastante instrutivo.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta