celulares e smartphones

Como usar o novo efeito de desfoque do iPhone 7

No artigo anterior falei do efeito de desfoque que câmeras mais sofisticadas podem produzir e então resolvi pesquisar sobre como alguns fabricantes estão tentando produzir smartphones que resultem no mesmo efeito. Esse é o caso do iPhone 7 plus.

apple-iphone-plus-camera
Câmera dupla do iPhone 7 Plus com grande angular e telefoto

O novo smartphone da Apple vem com duas câmeras traseiras o que possibilita uma série de efeitos novos incluindo aí o desfoque, ou bokeh, no modo retrato.

É interessante como a profundidade de campo produzida por algumas lentes melhora a percepção que temos da qualidade de uma fotografia. Os smartphones não produzem esse efeito facilmente pois seus diminutos conjuntos óticos não tem espaço físico suficiente para uma focalização com profundidade de campo estreita.

iphone-7-camera-bokeh
Retrato noturno com desfoque ao fundo obtido com iPhone 7 Plus

 

O iPhone 7 Plus utiliza uma segunda câmera para simular o efeito de desfoque de uma lente de grande abertura convencional, ou seja, depende do software para criar o bokeh. Para funcionar é preciso colocar a câmera em Modo Retrato e então o software identifica o objeto do primeiro plano, seja ele um rosto, um cão ou uma flor, e então aplica o desfoque na imagem.

 



 

O site Cnet produziu um video curto sobre como esse processo funciona. Apesar de ser muito resumido dá para ter uma idéia da qualidade final das fotos.

Veja o video e julgue por você mesmo se o efeito faz valer a pena trocar seu telefone no Natal!

Conheça também meu novo Curso de Fotografia com Smartphone, clique aqui para conhecer.

 

Obs.: Como sempre indicamos o video está em inglês mas você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Como usar o novo efeito de desfoque do iPhone 7

Fechado para comentários.