Tutoriais

Focus Stacking: Empilhando imagens para o melhor foco

Quem fotografa paisagens talvez já tenha ouvido falar do Focus Stacking. O termo em inglês significa literalmente “empilhamento de foco” e consiste de um processo onde várias imagens de uma mesma cena com pontos focais diferentes são fundidas.

No processo o fotógrafo tira uma série de imagens em que cada quadro é focalizado numa distância ligeiramente diferente. Combinando no computador apenas as partes nítidas de cada imagem é possível então criar uma imagem final perfeitamente nítida.

Esse é um método tradicional na Macro Fotografia, campo em que uma imagem que tenha todas as zonas completamente focalizadas é praticamente impossível de obter.

Atualmente, com a popularização do uso de lentes Grande Angulares na fotografia de paisagens, tornou-se também quase impossível conseguir grandes planos nítidos mesmo quando bem focalizados por causa da distorção e a técnica do Focus Stacking começou a ser usada para resolver esse problema.

Focus Stacking
Still do vídeo com a imagem finalizada

 

Fazendo Focus Stacking

Em um vídeo divulgado pelo site Petapixel o fotógrafo Mark Denney explica o que ele considera o meio mais rápido de editar as imagens nesse processo. Vejamos como funciona:

 

  • Captando as imagens: Denney recomenda tirar pelo menos três fotos da paisagem, sendo uma com foco no primeiro plano, outra na porção central da imagem e outra no plano de fundo.
  • Carregar as fotos no Lightroom: aplique uma rápida edição de correção na primeira imagem e sincronize a edição por todas a série de fotos.
  • Editar no Photoshop: abra todas as imagens como camadas no Photoshop. Certifique-se de que todas as três camadas estão selecionadas e em seguida vá para Editar > Alinhar Camadas Automaticamente e selecione Auto. Depois vá para Editar > Mesclar Camadas Automaticamente e selecione empilhar camadas.

 

Focus Stacking
Detalhe do cronometro para demonstrar a rapidez do processo

O Photoshop simplesmente seleciona as partes das imagens que tem o melhor foco e cria uma máscara para as áreas desfocadas.

Fora a edição básica das imagens no Lightroom para equalizar cor e iluminação, esse método não deve demorar mais do que um ou dois minutos, dependendo da capacidade de processamento do seu computador.

O vídeo de Mark Denney tem 8:53 minutos e não é muito sofisticado do ponto de vista visual, mas é o suficiente para, acompanhando essas instruções, ensinar o que é preciso para fazer Focus Stacking na produção de uma bonita e nítida paisagem.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

2 thoughts on “Focus Stacking: Empilhando imagens para o melhor foco

Deixe uma resposta