Tutoriais

A distância hiperfocal simplificada

Na fotografia a distância hiperfocal é a medida além da qual todos os objetos de uma cena ficam razoavelmente nítidos com a lente da câmera focada no infinito.

Imagine um exemplo em que todos os objetos de uma paisagem além de 3 ou 5 metros de distância até o infinito precisam ficar nítidos. É para isso que existe a distância hiperfocal!

Existem técnicas como o “focus stacking” (empilhamento de imagens em diferentes distâncias focais) que permitem chegar a esse efeito, mas o uso da distância hiperfocal ainda é importante para a fotografia.

A técnica clássica para calcular a distância hiperfocal de uma determinada lente é meio complexa. É preciso fazer cálculos, utilizar tabelas e até mesmo sites e aplicativos. Mas o canal Adorama publicou um vídeo bem interessante apresentado por David Bergman.

distância hiperfocal
Still do video do AdoramaTV mostrando detalhe de focalização

No video de 9:00 minutos a distância hiperfocal é tratada como a distância focal na qual a profundidade de campo é maximizada, apenas isso. A ideia é utilizar a abertura do diafragma até o ponto em que você começa a perder nitidez devido ao efeito de difração.

Obtendo a distância hiperfocal

O processo é fácil: em primeiro lugar você seleciona a abertura da sua lente no que se chama “sweet spot” ou ponto nítido. É um valor de abertura que permite que sua lente mostre a melhor nitidez de foco numa determinada distância. Cada objetiva tem seu “sweet spot” próprio, mas tradicionalmente ele fica entre f/8 e f/11 de abertura.

Depois você escolhe um objeto que esteja no meio da cena que você quer fotografar e focaliza a lente nele. Escolhe também um objeto mais próximo e outro mais afastado que você também quer que estejam suficientemente nítidos.

distância hiperfocal
Still do vídeo com David Bergman sem foco ao fundo

E aí, utilizando o botão de visualização de profundidade de campo que muitas câmeras DSLR tem e/ou a ampliação de imagem pela tela de LCD (dependendo do seu modelo de câmera), você vai ajustando a abertura do diafragma até encontrar a melhor nitidez da cena. Aí é só disparar.

A dica parece boba, mas tem gente que não faz nem ideia de como fazer uma paisagem ou mesmo a foto de um grupo de pessoas ter foco em quase toda sua extensão.

Aproveite, veja o vídeo da AdoramaTV e aprenda um pouco mais sobre distância hiperfocal. E se você quer aprender mais sobre foco veja este artigo que publiquei anteriormente.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta