Tutoriais

Como remover uma mancha de suor no Photoshop

Que tal remover um mancha de suor no Photoshop? Para quem sofre com sudorese excessiva manchas de suor em camisas podem ser coisas complicadas, principalmente quando é preciso posar para uma fotografia.

É verdade que hoje em dia existe até mesmo tratamento com Botox para esses casos, mas um fotógrafo não pode sair por aí aplicando injeções, hehehe.

Talvez seja por morar em um lugar quente e úmido que o indiano Unmesh Dinda tenha publicado um tutorial sobre como eliminar esse tipo de manchas em fotografias usando o Photoshop.

mancha de suor no Photoshop
Still do vídeo com passo de seleção da mancha de suor no Photoshop

O vídeo do canal do canal PiXimperfect é bem completo, tem 17:14 minutos e ajuda a entender vários dos processos que usamos no Photoshop para modificar uma imagem. Se você achar o processo muito difícil veja no final do artigo uma dica bem mais simples.

A mancha de suor no Photoshop

Dinda faz a remoção das manchas utilizando basicamente quatro passos:

  • Selecione a cor da mancha: utilizando os controles de Matiz e Tonalidade selecione a cor predominante na mancha com precisão em uma camada de ajuste

 

  • Crie uma máscara nessa área: use uma camada de máscara com fundo preto para fazer um mascaramento perfeito e que avance um pouco sobre a região não afetada pela mancha.

 

  • Ajuste a cor e o brilho: esse é o passo principal do processo. Crie uma camada de ajuste de brilho com um gradiente de cor que tecnicamente tenha o mesmo grau de brilho que a imagem a ser tratada. Aqui o melhor e seguir passo a passo as telas do vídeo, pois é uma etapa bem complexa. Daí para frente o trabalho vai depender da cor da camisa onde está a mancha, regulando o brilho da camada de ajuste pela matiz e siga muito bem os passos do vídeo.

 

  • Cubra as bordas da mancha: use o Pincel de Recuperação (healing tool) em outra camada para “pintar” as bordas da mancha com a textura correta para as bordas da mancha. Use também a ferramenta para regularizar a textura dentro da mancha. Volte agora à camada de ajuste de brilho e faça um ajuste fino da cor da mancha. Você pode também criar uma nova camada e cobrir a mancha com exemplos de cor de outras partes da camisa, apenas para chegar ao melhor retoque possível.
mancha de suor no Photoshop
Still do vídeo mostrando como controlar a luminosidade da mancha

Depois de toda essa demonstração Dinda fala que você pode também pular a etapa de seleção da Matiz e Saturação e pular o acerto de cores. Para isso use o controle de Curvas para igualar a luminosidade ou o brilho da mancha, criando uma nova camada de checagem com uma cor neutra (cinza, preto ou branco). Mude depois o modo de mesclagem da camada para Cor.

Aí então você pode variar a luminosidade e a mesclagem, mascarar a mancha, clarear e cobrir a área afetada.

 

Truque rápido no Photoshop

Se você achou tudo isso muito difícil eu tenho uma sugestão meio grosseira mas que funciona que é uma beleza. Faça uma máscara a mão livre sobre a área da mancha e vá em Editar > Preencher.

Escolhar “Cor do Primeiro Plano” na caixa de seleção de cor e dê Ok. O Photoshop vai pensar um pouco analisando as áreas em volta da imagem e se você tiver sorte a mancha vai sumir como se fosse magia.

Se não der certo você pode ir selecionando áreas menores até substituir toda a mancha.

Eu uso esse truque para sumir com fios, cercas e postes inconvenientes das minhas fotos de paisagens obtidas de dentro de automóveis. Ontem mesmo apaguei com isso um saco de lixo na calçada de uma fachada de um casarão antigo. O truque também remove rugas, hehehe.

E se você quiser saber mais sobre esse tipo de truque que tal ver esse artigo sobre como colorizar uma foto no Photoshop em 2 minutos?

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta